Pular para o conteúdo principal

Plutão em Capricórnio


Por Hector Othon
hectorcubano@terra.com.br

No dia 26 de novembro de 2008, ontem, Plutão entrou definitivamente em Capricórnio, onde transitará até 19 de novembro de 2024, quando entra definitivamente em Aquário. Portanto se manterá em Capricórnio nos próximos 16 anos e 10 meses.

Plutão (Shiva, Dioniso, Omolu, DiaBom) incita a encarar a verdade do coração, a rasgar as máscaras, a romper com as mentiras, os faz de conta. O que deva morrer, morrerá, o que deva ser abandonado será, Plutão sugere transmutação, mudança, nova atitude nos assuntos do signo pelo que transita.


O signo de Capricórnio alude a mundo físico como um todo, as ordens, estruturas e leis que regem a existência. Assim primeiro que tudo Plutão mexerá na constituição física do planeta, mexerá com o clima, e as diversas forças da natureza. Mexerá com os sistemas econômicos vigentes e formas de organização social. Mexerá também com as estruturas e fundamentos das Tradições e sistemas políticos-ideológicos-religiosos no poder.

Plutão convida a encarar a verdade do coração e a consciência de que tudo está interligado, o que obriga a agir com ligação, tato, responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, de outro jeito a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.

Plutão exige a pessoa fio terra, presença, responsabilidade e coragem para tomar atitudes a favor do bem comum e em coerência a verdade do coração, incluindo seu relacionamento com a natureza e o ambiente. Plutão incita a liberar o supérfluo, indefinido, sem compromisso e ligação.

No plano pessoal incita a viver tendo-se a consciência de que tudo está interligado, o que obriga a agir com responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, de outro jeito, a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.

O toque é agir, trabalhar, realizar em comunhão e se despojar dos excessos, do supérfluo, daquilo que é muito caro a Natureza e a Justiça social. Todos os que vivem excessos no sistema capitalista e todos os sistemas no poder, terão que perder, perderão o que faz tempo teriam que dividir. Muita coisa a ser feito, todas emergenciais!

A natureza e o planeta como um todo poderão viver estremecimentos perigosos a vida. As mudanças climáticas, mostrarão a gravidade da situação e apontarão onde se tem que agir.

Plutão em Capricórnio, também vai mexer com o poder das tradições. E ao mesmo tempo a renovação e cura delas. Assim espera-se um renascimento das grandes tradições, mas cada uma mostrando suas limitações. Para liderar, será exigido experiência, previsão, planejamento e responsabilidade.

No plano pessoal cada um será levado a seu limite a favor de mais amplitude e consciência. Seremos mexidos e obrigados pela vida a encarar nossas verdades e atitudes. A vida também exigirá que se defina o que se quer e a qual grupo se pertence. Momento ideal para se unir forças e saber se associar as pessoas certas.

Escolha com rigor seus relacionamentos íntimos. Saiba romper com o que não funciona. Se estiver num momento de purificação, vai fundo, e resolve logo, que o melhor é mesmo estar com quem se tem que estar. Acabou o aluguel, a indefinição, a falta de verdade, participação e compromisso.

Plutão no seu trânsito por um signo submete seus assuntos e atributos à cura profunda e a profundas transmutações que mexerão com impacto seja no nível social, seja no pessoal.

Para estudar seus impactos na pessoa, estude:
- as qualidades do signo onde se encontre
- a casa onde se encontra no mapa natal
- e os aspectos que fizer com os outros planetas natais e pontos
significativos do mapa.

Este estudo é muito importante e ajuda muito a entender o que se está
vivendo e encontrar encaminhamentos felizes.

Bom mergulho!

MEDITAR, SILENCIAR, CONECTAR, AMAR, INTEGRAR = UNIÃO = YOGA!

Comentários

  1. Que entre plutão!... seja bem vindo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris!!!
    Quando li pensei na mesma coisa. Afinal, não há crescimento (evolução)sem muita transformação (crises)!
    Risos!
    beijinhos,
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Seja bem-vindo, então!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Om. Shanti, Shanti, Shanti.

Postagens mais visitadas deste blog

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com ...

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009