Sangha: que bela palavra! Que bênção estar entre buscadores da verdade!Estava aqui retornando a escrever no blog depois do mergulho que foi o Retiro de Yoga da Primavera. Foram dias e dias ressoando, reverberando internamente questões muito profundas sobre quem sou verdadeiramente, o que realmente importa, a disciplina como liberdade, o equilíbrio entre o yin e o yang. Reflexões (insights!)...Ainda bem que existe esta possibilidade de irmos ao encontro de nós mesmos, de nos transformarmos, de transmutarmos padrões e seguirmos adiante inteiros, mais próximos do SER.
Achei interessante abrir o texto com esse tema que tem tudo a ver com Sangha. Nas palavras de Thich Nhat Hanh, "Sangha é uma comunidade de amigos praticando o Dharma juntos, de forma a fazer acontecer e manter a consciência.” Essa é uma visão budista, mas que tem tudo a ver com o Yoga. Onde Sangha pode ser entendida como uma comunidade de buscadores que se reúne com o nobre objetivo de se apoiar no caminho da autodescoberta. Extremamente valiosa em tempos da tal ‘individualidade coletiva’.
Na Sangha a intenção é viver em harmonia, na busca do entendimento, da aceitação, respeitando as diferenças, com disciplina e amor, ou seja, uma vida de muita consciência. E é exatamente isso que buscamos no Yoga, esta filosofia-ciência-disciplina que leva a um estado de União com o Todo.
Ao participarmos de uma comunidade de praticantes de Yoga, percebemos um suporte, um apoio para nossa prática, para que nos mantenhamos firmes e, ao mesmo tempo, seguros, no caminho do Yoga. Já que não é fácil alimentarmos nossa intenção de nos conhecer, de nos transformar, de sermos seres mais presentes/conscientes em tudo o que sentimos, pensamos, e escolhemos para nossas vidas. Quando você está em sua Sangha não existe a insegurança, a ansiedade, o medo da solidão. Vem o sentimento, a percepção de que Somos Um!
Numa visão mais macro, pode-se prever que comunidades de buscadores da verdade como os budistas, os iogues, os 'hare-krishnas', entre outros, construirão no presente-futuro um planeta mais sustentável.
E por falar em SANGHA...Estaremos reunidos no 4º Encontro de Yoga Verde no Parque Lage, sábado, dia 30/10, 10h.
Todas as bênçãos de HARI para nossa Sangha!!!
Mari
Comentários
Postar um comentário
Om. Shanti, Shanti, Shanti.