Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2008

Direções para Vinyasa Krama...

Dentro de minha compreensão bem inicial, percebi a importância de algumas direções para uma atitude interior (mais presente) não só na prática de hatha yoga, mas na vida diária, são elas:
prayatha - é o esforço de vida, ou seja, a respiração;
saithilya - leves, fluidas e longas respirações;
sthira - firmeza, constância;
sukha - conforto.

Eles são estabelecidos nois dois yoga sutras de Patanjali que falam da prática:
II - 46 - STHIRA SUKHAM ASANAM.
Asana é uma postura fime e confortável.
Talvez pareça fácil, mas em que posições estamos realmente confortáveis e firmes em nossa vida?

II - PRAYATNA SAITHILYANANTA SAMATTIBHYAM.

Pela diminuição da tendência natural à intranqüilidade e pela meditação sobre o infinito, tem-se o domínio da postura.

Alguns professores interpretam como: Obtendo um bom fôlego e concentrando a atenção sobre a respiração, a perfeição da postura é obtida.

Então...Tendo a consciência na respiração, a atenção no presente de uma auto-observação permanente (como nos diz Thich Nhât …

Comece tomando consciência da respiração...

Thich Nhât Hanh em "Para Viver em Paz - O milagre da mente alerta", ensina alguns exercícios bem interessantes que podem ser um bom começo para nos conectarmos com a filosofia de Vinyasa Krama.

Respirando conscientemente...
> Sente-se em lótus completo, meio lótus, vajrasana sukhasana, ou numa cadeira com os pés tocando o chão. Faça três respirações suaves e mantenha um leve sorriso na face, relaxando os músculos, as mandíbulas, arcada dentária, a língua, a nuca, a garganta e o topo da cabeça.
Inspire mentalizando: "Estou inspirando, um" (expandindo, criando espaço). Ao expirar: "Estou expirando, um"(liberando a energia que não me serve mais). Continue assim por 15 respirações. A expiração será mais longa do que a inspiração. Não se fatigue. Tente expandir os músculos, as costelas, a caixa torácica, as axilas do peito que o ar entrará naturalmente pelas narinas, sem que você precise forçar.
Lembre-se de respirar prestando atenção ao movimento do estômago (…