Pular para o conteúdo principal

ALINHAMENTO PARA O RETIRO DE YOGA DE OUTONO


Depois dos dias quentes de verão e do clima de férias, nada como focar a energia, conquistar mais estabilidade, vitalidade, clareza e serenidade para seguir confiante em direção de seus objetivos. Como nos diz Iyengar, “a saúde começa com a firmeza do corpo, aprofunda-se até a estabilidade emocional, conduz à clareza intelectual, à sabedoria”.

A vida nas grandes cidades acaba consumindo tempo e energia de tal forma que parece que estão todos ligados no piloto automático. Só se percebe o estrago quando surge algum desconforto no corpo físico. Você já se deu conta disso? Parou para observar a quantidade de ações que acontecem ao longo de um dia sem uma verdadeira percepção e presença?

Ao atuar desta forma, aos poucos vai ocorrendo um afastamento daquilo que realmente nos alinha com nossa natureza. Vários alunos param um tempo de praticar e quando retornam revelam que estavam tão consumidos pela rotina da vida diária que não viam a hora de voltar pro yoga para respirar. A respiração é algo tão natural, tão primordial.

Um retiro é um espaço-tempo favorável para aprofundar sua prática de Hatha Yoga, para se revitalizar, se observar, se escutar, aquietar a mente e se alinhar com seu propósito de vida. Quando colocamos foco no que realmente é importante, o tempo não é impedimento para realizar o que é preciso. Acredite!

A decisão de se “retirar” por um final de semana para praticar Hatha Yoga - posturas psicofísicas, exercícios respiratórios, cantar mantras, relaxar profundamente, meditar – é uma atitude muito positiva. Já revela um desejo de atuar no mundo com mais consciência. Também é uma oportunidade para tornar-se uma pessoa melhor para todos a sua volta - filhos, família, parceiro e amigos.

O Retiro de Yoga do Outono tem o propósito: de facilitar esse alinhamento com as resoluções para o ano de 2011. Ao trabalhar o corpo, se revitalizar com prana (energia vital) e silenciar - dentro de uma atmosfera de auto-observação -, é possível fazer um balanço mais profundo de tudo que foi vivido nos últimos anos e renovar as intenções e energias para novos projetos de vida.

O Hatha Yoga, por meio de suas práticas e técnicas milenares, propicia um equilíbrio interno, balanceando os aspectos físicos, emocionais e energéticos – dos mais densos aos mais sutis. Swami Sivananda explica que “yoga é a integração e harmonia entre pensamentos, palavras e ações, ou integração entre cabeça, coração e mãos”.

No sânscrito temos a palavra sankalpa que significa "vontade, propósito, determinação”. Para ter um sankalpa é importante definir suas intenções e ter a consciência de como dar o primeiro passo para conquistá-las. Por exemplo, no último retiro que fiz muitas pessoas se alinharam com o propósito de ter mais disciplina para dedicar tempo para se cuidar.

Alguns deram o feedback de que com a vida mais organizada e focando a energia do que realmente importa, o tempo começa a ser aliado e então conseguem praticar o hatha yoga, meditar, estar com a família, reeducar a alimentação, fazer um curso que desejam, entre outras coisas. Para isso, experimente a proposta abaixo. Você será apoiado a partir de agora e ao longo de todo o retiro pelas práticas, pela presença das professoras e pelo compartilhar de experiências.

UMA PROPOSTA PARA NOS ALINHARMOS ATÉ O RETIRO

Durante os próximos dias que antecedem o Retiro de Yoga do Outono experimente dedicar alguns minutos do seu dia para ficar sozinho, respirar tranqüilo, aquietar a mente. Permaneça em contato com seu interior, seus ritmos internos, sua respiração - sinta-se presente. Se desejar, reserve um tempo para escrever suas experiências. Você também pode fazer isso em algum momento de sua aula de Hatha Yoga, no início ou ao final, após o Savasana.

O segundo passo é concentrar sua energia nas suas intenções. Experimente responder a pergunta: “Por que decidi fazer um Retiro de Yoga no início do ano?” Observe como essa intenção faz você se sentir. Que emoções, sensações e pensamentos surgem? Tente não fazer julgamentos. Agora contemple como gostaria de se sentir durante o próximo ano. Tente refletir sobre ‘como um retiro de yoga pode ajudá-lo em seu propósito’ e ‘que posturas e atitudes você pode assumir para aproveitar ao máximo esta oportunidade’.

O propósito é que você vá mais fundo em cada experiência ao longo do retiro, seja numa postura, num exercício respiratório, cantando mantra, meditando, conectado com a natureza a volta ou expressando-se livremente. Experimente usar um “diário de prática”, e escreva tudo o que estiver sentindo, pensando, percebendo dentro e fora de você.

Renove suas intenções para 2011. Este é o tema do Retiro de Yoga de Outono Experimente este alinhamento com o mergulho que faremos nos dias 18, 19 e 20 de março. Tenha a certeza de que será uma experiência inesquecível e reveladora!

Qualquer dúvida estou a disposição para ajudá-lo. Entre em contato através do e-mail ou telefone: (21) 8221-3933/yogamariana@gmail.com
Hari OM!

Comentários

  1. Namaste!!

    Pronto para mais uma jornada de transformação e realização que não tem fim e se renova à cada estação? Neste momento nos preparamos para a introspecção, para o início do outono, tempo de digerir nossas idéias, nossas metas...

    Hari OM!

    Mari

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Om. Shanti, Shanti, Shanti.

Postagens mais visitadas deste blog

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com