Pular para o conteúdo principal

Respirar para desacelerar!!!

A respiração consciente é uma grandiosa aliada de todos os momentos, acredite! Quando observamos a qualidade da respiração e mantemos a atenção plena no inspirar e no exalar, é possível revitalizar o corpo e a mente.



Você pode estar se sentindo cansado e sem vitalidade após um final de semana de muitas atividades, e o resultado é a falta de concentração, de interesse, de entusiasmo para seus projetos da semana. Muitas vezes quando está neste estado, pode ter uma enorme sensação de estar sobrecarregado. E não adianta tomar guaraná em pó, energético e nem drogas, pois vão sobrecarregar mais seu organismo.

É comum também perder o ânimo para a prática de Yoga ou Meditação, coisas que alimentam o seu corpo e a sua mente. Este poderia ser um bom momento para lembrar o poder de estar em sintonia com a respiração, de purificar o seu corpo e a sua mente, de relaxar profundamente. Escuto muito dos alunos: "estava com a maior preguiça, mas depois que saio daqui estou restaurado e agradeço muito por esta oportunidade!!".

Quando o corpo dá sinais de esgotamento, uns sentem aperto no peito, que muitas vezes é um sinal de tensão ou ansiedade, outros dores ou gases abdominais, dor de cabeça, cansaço - é hora de prestar atenção à respiração. O mesmo acontece quando a mente está agitada - os pensamentos geram tensão, medo e insegurança. É fácil perceber que nestes estados a respiração é superficial, a partir do seu peito. Experimente por um minuto fechar os olhos e respirar pelas narinas expandindo o baixo ventre e abdômen e exalando pelas narinas esvaziando todo ao ar dos pulmões. Faça uns dez ciclos da respiração abdominal, ao final observe os efeitos.

Como se sente? Se tiver mais tempo, permita que a respiração de torne profunda e longa, expandindo abdômen, tórax e peito ao inspirar, retendo o ar nos ombos e ao exalar esvaziando todo o ar dos pulmões. Repita dez vezes este ciclo da respiração completa e ao final observe. Note que automaticamente você se torna mais calmo e com mais energia.

A respiração conecta com um espaço interior de calma e vitalidade. Portanto, sempre que se sentir sem energia, cansado, sem concentração, ansioso - experimente usar a respiração consciente, pois ela é a chave para o equilíbrio. Assim que começar a respirar profundamente, se energizando com o prana (energia vital ou bioenergia) - a mente se acalma e há um relaxamento do corpo e da mente. Essa sensação de relaxamento nos proporciona uma energia extra para a jornada diária. Em vez de sentir-se drenado, estará mais alerta e sensível ao que acontece ao redor - mais presente no agora. Respirar com consciência hoje trará mais foco, ânimo e criatividade!

É claro que esse exercício não substitui as aulas de Yoga com um professor, pois o trabalho é muito mais completo!!!

Hari Om!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

Aulas de Yoga no Espaço Akasha, Humaitá

Namaste!



O que você está esperando para iniciar sua prática de Yoga? Conheça os muitos benefícios desta prática milenar:

- Reduz o estresse;

- Regula o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório;

- Melhora o sono;

- Promove a permanente sensação de bem estar;

- Equilibra a produção hormonal;

- Fortalece o sistema imunológico;

- Alonga os músculos;

- Melhora a qualidade de vida;

- Aumenta a capacidade de concentração e a criatividade.

Veja os horários do site do Espaço Akasha - www.espacoakasha.com.br - e agende uma aula experimental!

Mais informações: espacoakasha@gmail.com

Om Shanti Om