Pular para o conteúdo principal

Comece tomando consciência da respiração...

Thich Nhât Hanh em "Para Viver em Paz - O milagre da mente alerta", ensina alguns exercícios bem interessantes que podem ser um bom começo para nos conectarmos com a filosofia de Vinyasa Krama.

Respirando conscientemente...
> Sente-se em lótus completo, meio lótus, vajrasana sukhasana, ou numa cadeira com os pés tocando o chão. Faça três respirações suaves e mantenha um leve sorriso na face, relaxando os músculos, as mandíbulas, arcada dentária, a língua, a nuca, a garganta e o topo da cabeça.
Inspire mentalizando: "Estou inspirando, um" (expandindo, criando espaço). Ao expirar: "Estou expirando, um"(liberando a energia que não me serve mais). Continue assim por 15 respirações. A expiração será mais longa do que a inspiração. Não se fatigue. Tente expandir os músculos, as costelas, a caixa torácica, as axilas do peito que o ar entrará naturalmente pelas narinas, sem que você precise forçar.
Lembre-se de respirar prestando atenção ao movimento do estômago (deixe o abdômen levantar para trazer as à parte baixa dos pulmões, e à medida que a parte superior de seus pulmões começa a se encher de ar, seu peito começa a levantar e o estômago a baixar).

Alertando a mente para preparar o chá...
(consciência da respiração e dos movimentos do corpo)
> prepare um bule de chá para servir aos convidados ou para tomar sozinho. Cada movimento deve ser feito lenta, conscientemente. Não deixe que nenhum gesto se manidete sem que esteja consciente dele. Mentalize que suas mãos estão levantando o bule pela asa. Saiba que está pondo o chá na xícara, siga cada passo conscientemente. Se sua mente começar a se dispersar, mantenha controle da respiração.
Você pode fazer isso ao lavar a louça, organizar seus papéis, tomar banho, se barbear...

O seixo (um pedregulho)...
Sente-se como no primeiro exercício. Regule sua respiração, deixando-a bem tranqüila. Quando ela se tornar lenta e regular, relaxe todos os músculos, mantendo sempre um leve sorriso na face. Imagine-se como um seixo pesado caindo nas águas de um rio. Ao afundar, não deve haver nenhuma intenção em direcionar seus movimentos. Vá submergindo até atingir o fundo do rio. Continue assim meditando até que sua mente e seu corpo obtenham total descanso; como o seixo pousando no leito do rio. Permaneça nessa paz e contentamento por pelo menos 15 minutos enquanto observa sua respiração. O universo existe nesse presente momento. Os desejos não o tirarão dessa paz, nem mesmo o desejo de se tornar um Buda ou o de salvar todos os seres. Saiba que somente sobre os alicerces da pura paz desse momento presente é que é possível tornar-se um Buda e salvar todos os seres.
- Você pode ir aumentando o tempo de permanência, de 15 min pra 30 min ou uma hora, se quiser ir além.

Namaskar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com