Pular para o conteúdo principal

TEMPO


“À medida que o mundo se move mais rápido, existe um sentimento crescente de que há menos tempo disponível. Mas isso é porque hoje criamos e lidamos com mais eventos no mesmo espaço de tempo do que antes. Quando mais assuntos demandam nossa atenção, constatamos que nossa vida está acelerada. Quando sentimos pressão para atuar mais rápido, ações tornam-se reações e reações tornam-se hábitos. Por isso, precisamos criar mais espaço de tempo para ouvir nossa sabedoria natural e discernir a resposta mais apropriada a cada evento.” Mike George

Numa conversa via e-mail falei com uma amiga da falta de tempo para nosso encontro, apesar do desejo de ambas para que isso aconteça. Ela me disse: "mas então o que a frase do Rumi na assinatura do e-mail te diz?" Sair das armadilhas do tempo e entrar na energia do amor...Uma outra amiga também disse que não daria para estar comigo num círculo de mulheres um domingo por mês porque precisava de tempo pra não fazer nada. Achei incrível ela se escutar e depois de uns dias me ligar. Essa sabedoria é uma enorme conquista. Muitas vezes alunos se desculpem por não terem ido a aula porque estavam muito cansados para levantar às 6h30 da madruga (rs!). Digo-lhes que essa consciência é YOGA! Mas a disciplina também é (mais risos!).

A falta de tempo não é para o amor, pois meu sadhana (minha dedicação ao reconhecimento do SER), está alinhada a minha vida...Mas com todo o sistema de vida hoje, realmente é difícl dar conta dos desejos...Ir à praia ou estudar? Dar aula a noite ou namorar? Ir mais aos programas de SY ou ficar com meus filhos? Dormir ou praticar? Tempo, tempo, tempo...Vou lhe fazer um pedido...Me ajuda a SER!

Hari Om!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

O Silêncio...

Conhecer o silêncio
Permanecer no silêncio
Cultivar o Silêncio
Honrar o silêncio
Respeitar o silêncio
Celebrar o silêncio
O silêncio é você.
...
No silêncio, transformações profundas acontecem.

Hari OM!