Pular para o conteúdo principal

É possível relaxar nas posturas de yoga?


Por Mariana Soares

Tapas literalmente significa calor. É o fogo do Yoga. Primeiro ele queima a impureza do corpo. Depois ele revela como o grande fogo, a luz ardente do supremo Ser”.

O corpo é o templo da alma. Esta expressão já bastante conhecida faz reverência a este auspicioso veículo que temos em comum. É no corpo que sentimos o impacto de tudo o que nos acontece. As emoções, pensamentos, ações, e até mesmo energias mais sutis, são sentidas por ele. Será por isso que é tão difícil realizar a postura de maneira firme e confortável, como nos orienta o sutra de Patanjali “sthira sukham asanam”?

Relaxar numa postura é um grande desafio. Conquistar estabilidade, firmeza, e, ao mesmo tempo, permanecer tranqüilo, em equilíbrio, sem enrijecer. Será que alguém realmente consegue permanecer com o corpo, a mente e o coração equânimes num asana? Apesar deste objetivo desafiador, é fato que logo nas primeiras aulas já são sentidos os benefícios da prática de Hatha Yoga no organismo, como o aumento da vitalidade, da flexibilidade, da concentração, entre muitos outros. Portanto, quem é iniciante, siga confiante e persevere! Nada como trabalhar virtudes como paciência, tolerância, coragem, auto-observação e tapas, muita austeridade!

Respirar pelas narinas, atento à ativação de cada parte do corpo envolvida no asana e, ao mesmo tempo, relaxar têmporas, maxilares, base do crânio, conectando-se com o centro do corpo, já é um enorme passo na prática.

Ao direcionar a mente para a ativação das cadeias musculares, dá-se aos poucos a conquista da estabilidade e da firmeza, o corpo tem sua inteligência. Ao relaxar as outras partes do corpo, acontece a entrega, harmonia, e um estado de conforto. É como se meio ao cansaço da permanência numa postura como o Virabhadrasana I (Guerreiro I) conseguíssemos estar felizes, sorrindo internamente - santosha.

Aos poucos vai vindo a consciência dos ritmos internos, do que está acontecendo dentro. Isso aliado ao respirar profundo e lentamente, percebendo a pulsação e mantendo-a num ritmo tranqüilo. Com todos estes "acontecimentos" não há espaço para o fluxo de pensamentos levar sua “energia” embora (onde está a mente, é onde colocamos nossa energia). É pura presença!

Estar presente facilita estar em contato com a felicidade que já somos. E esse estado de contentamento (santosha) é quem alimenta a intenção de ir além do que já foi conquistado. Sem se violentar (ahimsa), mas saindo do “conforto” para crescer, buscando a autoperfeição. "Na yoga você nunca deve se permitir desmoronar, porque quando o faz, isso se torna uma tendência que se repete mais e mais vezes”. A resistência fortalece o praticante, auxiliando-o a superar os obstáculos no caminho.

Assim, seguimos adiante nos liberando de inseguranças, medos, rigidez - dos poderes limitadores do ego que geram ansiedade e sofrimento. Ao conquistarmos a disciplina que nos leva à purificação do corpo, da mente e do coração, a jornada do herói se torna algo consciente e consistente. Abrimos espaço para expressar o artista interior que brilha dentro de cada um de nós.

Hari OM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

Aulas de Yoga no Espaço Akasha, Humaitá

Namaste!



O que você está esperando para iniciar sua prática de Yoga? Conheça os muitos benefícios desta prática milenar:

- Reduz o estresse;

- Regula o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório;

- Melhora o sono;

- Promove a permanente sensação de bem estar;

- Equilibra a produção hormonal;

- Fortalece o sistema imunológico;

- Alonga os músculos;

- Melhora a qualidade de vida;

- Aumenta a capacidade de concentração e a criatividade.

Veja os horários do site do Espaço Akasha - www.espacoakasha.com.br - e agende uma aula experimental!

Mais informações: espacoakasha@gmail.com

Om Shanti Om