Pular para o conteúdo principal

RESPIRANDO CONSCIENTE


Você já deve ter ouvido falar que o coração tem o poder de gerar o mais poderoso e extenso campo elétrico do corpo, 5 mil vezes mais forte que o cerebral e de grande alcance em todas as células. Isso mesmo, muitas pesquisas atestam que ele tem muito poder, mais do que imaginamos! Portanto, a conexão que fazemos de corpo-mente-coração pode ser a sincronização mais eficaz para uma verdadeira mudança de atitude em nossas vidas.

A respiração consciente com intenção clara praticada regularmente em seu dia pode ser uma ferramenta para esta sincronização acontecer. O resultado pode ser uma transformação profunda em sua vida. Está pronto para isso? Para mudar o padrão do corpo, da mente e do coração?

É muito simples e você pode começar a colocá-la em prática duas vezes por dia, ao acordar e na hora de dormir e ir aumentando, até tornar-se uma ferramenta que vai sendo usada de acordo com a necessidade. O segredo está em respirar profundo levando a atenção para o coração (anahata chakra, centro do peito) e exalar lentamente focando na região do abdômen (plexo solar, manipura chakra). Vá sentindo seu coração, escutando os batimentos, percebendo a pulsação. Enquanto isso pense em algo que te deixa feliz, vá sentindo uma alegria contagiando todo o seu ser, vá sentindo cada célula de seu corpo vibrando nesta sensação de contentamento. Logo você sentirá um estado de harmonia, equilíbrio e tranqüilidade.

Antes dde iniciar encontre uma postura firme e confortável, alongue a coluna, abra o peito (encaixando as escápulas para dentro das costas), relaxe os músculos faciais, os maxilares, a língua, sinta a nuca alongada, solte ombros e braços. Experimente 10 respirações para começar a relaxar e depois mais dez para "transmutar" seu estado (adoro esta palavra). Vá aumentando os ciclos respiratórios quando sentir necessidade. Se precisar de mais energia, faça respirações profundas mentalizando a energia vital (prana) expandindo seu coração e na exalação mentalize toda a energia estagnada saindo através do plexo solar. Se sentir-se triste, use a respiração mentalizando sentimentos como alegria, compaixão, amor, harmonia, brotando do centro do peito e saindo pelo plexo solar contagiando tudo a sua volta (um ótimo exercício para transformar a energia do ambiente). Eu fazia muito isso no meu trabalho (rs!). E funciona!

Depois conta como foi.

Hari OM!

Mari

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você.



As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução.

Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças...

Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Yoga e Meditação no Parque Lage 2015

Que tal se organizar para vivenciar uma manhã junto à natureza, onde experimentará o silêncio, a pausa, purificará o corpo e a mente, compartilhará, cantará, meditará...

. Leve seu tapetinho e convide os amigos! Se chover o evento será remarcado.

Data: 20 de junho, sábados, 8h30 às 10h15.

Valor de troca por encontro: 33 reais (23 reais para alunos do Espaço Akasha).

Informações: espacoakasha@gmail.com