Pular para o conteúdo principal

RESPIRANDO CONSCIENTE


Você já deve ter ouvido falar que o coração tem o poder de gerar o mais poderoso e extenso campo elétrico do corpo, 5 mil vezes mais forte que o cerebral e de grande alcance em todas as células. Isso mesmo, muitas pesquisas atestam que ele tem muito poder, mais do que imaginamos! Portanto, a conexão que fazemos de corpo-mente-coração pode ser a sincronização mais eficaz para uma verdadeira mudança de atitude em nossas vidas.

A respiração consciente com intenção clara praticada regularmente em seu dia pode ser uma ferramenta para esta sincronização acontecer. O resultado pode ser uma transformação profunda em sua vida. Está pronto para isso? Para mudar o padrão do corpo, da mente e do coração?

É muito simples e você pode começar a colocá-la em prática duas vezes por dia, ao acordar e na hora de dormir e ir aumentando, até tornar-se uma ferramenta que vai sendo usada de acordo com a necessidade. O segredo está em respirar profundo levando a atenção para o coração (anahata chakra, centro do peito) e exalar lentamente focando na região do abdômen (plexo solar, manipura chakra). Vá sentindo seu coração, escutando os batimentos, percebendo a pulsação. Enquanto isso pense em algo que te deixa feliz, vá sentindo uma alegria contagiando todo o seu ser, vá sentindo cada célula de seu corpo vibrando nesta sensação de contentamento. Logo você sentirá um estado de harmonia, equilíbrio e tranqüilidade.

Antes dde iniciar encontre uma postura firme e confortável, alongue a coluna, abra o peito (encaixando as escápulas para dentro das costas), relaxe os músculos faciais, os maxilares, a língua, sinta a nuca alongada, solte ombros e braços. Experimente 10 respirações para começar a relaxar e depois mais dez para "transmutar" seu estado (adoro esta palavra). Vá aumentando os ciclos respiratórios quando sentir necessidade. Se precisar de mais energia, faça respirações profundas mentalizando a energia vital (prana) expandindo seu coração e na exalação mentalize toda a energia estagnada saindo através do plexo solar. Se sentir-se triste, use a respiração mentalizando sentimentos como alegria, compaixão, amor, harmonia, brotando do centro do peito e saindo pelo plexo solar contagiando tudo a sua volta (um ótimo exercício para transformar a energia do ambiente). Eu fazia muito isso no meu trabalho (rs!). E funciona!

Depois conta como foi.

Hari OM!

Mari

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

O Silêncio...

Conhecer o silêncio
Permanecer no silêncio
Cultivar o Silêncio
Honrar o silêncio
Respeitar o silêncio
Celebrar o silêncio
O silêncio é você.
...
No silêncio, transformações profundas acontecem.

Hari OM!