Pular para o conteúdo principal

RESPIRAR CONSCIENTE



A respiração é a bússola que nos orienta sobre nosso estado mental. Se estamos ansiosos, ela se torna curta, se existe tensão a respiração fica lá no peito, quando estamos diante de uma situação de medo, ela fica rápida e perdemos o controle do ar que entra e sai.

Quando temos a consciência de que a respiração pode ser a chave para controlarmos a nossa mente, para influenciarmos a maneira como atuamos, agimos e nos colocamos diante de determinadas situações - começamos a treiná-la para se torne nossa grande aliada.

Para a prática do Hatha Yoga é fundamental esse respirar consciente. Direcionando a mente para o presente, aquietando as flutuações, clareando as nuvens e desobstruindo a "visão" - é possível respirar plenamente e ter harmonia, equilíbrio, serenidade... Uma mente serena é resultado de uma respiração tranquila - profunda e lenta.

Experimente observar a sua respiração ao longo do dia e quando sentir necessidade, respire várias vezes de forma profunda e lenta pelas narinas apenas, contando 1, 2, 3, 4 para inspirar - expandindo abdomen, tórax e peito - e exalando 4, 3, 2, 1, esvaziando longamente todo o ar dos pulmões. Observe o resultado e a presença no agora.

"Yoga chitta vritti nirodha" (Yoga-Sutra I.2) - "Yoga é a cessação (nirodha) dos vórtices (vrittis) da substância mental (chitta)".
Hari OM!

Comentários

  1. Bom texto Mariana, se todos os Homens soubesem como respirar adequadamente teriamos um indice baixo de doeças respiratórias, mas este é o meu, o seu e o papél de todos profissionais do yoga promover estes conhescimentos milenares a todos...obrigado pelo o belo texto minha querida amiga...Namastê!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Om. Shanti, Shanti, Shanti.

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

O Silêncio...

Conhecer o silêncio
Permanecer no silêncio
Cultivar o Silêncio
Honrar o silêncio
Respeitar o silêncio
Celebrar o silêncio
O silêncio é você.
...
No silêncio, transformações profundas acontecem.

Hari OM!