A respiração é a bússola que nos orienta sobre nosso estado mental. Se estamos ansiosos, ela se torna curta, se existe tensão a respiração fica lá no peito, quando estamos diante de uma situação de medo, ela fica rápida e perdemos o controle do ar que entra e sai.
Quando temos a consciência de que a respiração pode ser a chave para controlarmos a nossa mente, para influenciarmos a maneira como atuamos, agimos e nos colocamos diante de determinadas situações - começamos a treiná-la para se torne nossa grande aliada.
Para a prática do Hatha Yoga é fundamental esse respirar consciente. Direcionando a mente para o presente, aquietando as flutuações, clareando as nuvens e desobstruindo a "visão" - é possível respirar plenamente e ter harmonia, equilíbrio, serenidade... Uma mente serena é resultado de uma respiração tranquila - profunda e lenta.
Experimente observar a sua respiração ao longo do dia e quando sentir necessidade, respire várias vezes de forma profunda e lenta pelas narinas apenas, contando 1, 2, 3, 4 para inspirar - expandindo abdomen, tórax e peito - e exalando 4, 3, 2, 1, esvaziando longamente todo o ar dos pulmões. Observe o resultado e a presença no agora.
"Yoga chitta vritti nirodha" (Yoga-Sutra I.2) - "Yoga é a cessação (nirodha) dos vórtices (vrittis) da substância mental (chitta)".
Hari OM!
Bom texto Mariana, se todos os Homens soubesem como respirar adequadamente teriamos um indice baixo de doeças respiratórias, mas este é o meu, o seu e o papél de todos profissionais do yoga promover estes conhescimentos milenares a todos...obrigado pelo o belo texto minha querida amiga...Namastê!
ResponderExcluir