Pular para o conteúdo principal

A filosofia na prática!


Embora a melhor maneira de seguir os yamas seja na rotina diária, você pode integrá-los em sua prática de Hatha Yoga, observando como se comporta em sua aula, com os seus colegas, com o seu professor, consigo mesmo.

É comum nas aulas de Hatha Yoga do Ocidente os praticantes aprenderem primeiro as posturas e exercícios respiratórios, e, caso desejem, ou dependendo do professor, aos poucos vão se aprofundando na filosofia do Yoga.

É como em Vinyasa Krama, cada passo vai sendo dado pelo praticante de acordo com seu “despertar”. O corpo físico vai sendo purificado, então a necessidade de mudar o estilo de vida, logo a mente vai sendo purificada e o coração também, então é possível entender mais sobre os Yamas e Niyamas (observâncias éticas e espirituais), os primeiros dos oito “corpos”(ashtanga)do Yoga, segundo os Yoga Sutras de Patanjali.

A primeira parte do caminho são os "yamas", que, originalmente significa "freio" ou "controle". O sábio Patanjali, descreveu-os como uma disciplina fundamental para que concentremos nossos esforços na ação correta. Nesse sentido, são uma força positiva em nossa vida, pois a auto-disciplina nos permitirá ir na direção de nosso dharma ou propósito de vida.

Traduzindo de forma simples, os cinco yamas – bondade (não-violência), verdade (nunca mentir ou enganar), confiança em seu merecimento (sem cobiçar ou invejar o outro), foco (saber direcionar sua energia), auto-confiança (não-apego) - nos permite um convívio mais pacífico e harmonioso.

Os yamas e niyamas nos guiam em nossos relacionamentos com os outros e com nós mesmos. No próximo post falarei mais sobre os Niyamas. Experimente desenvolver estas qualidades/virtudes em sua sala de aula , no seu trabalho, com a sua família.

Hari OM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com