Pular para o conteúdo principal

Shivaratri

Em templos de Shiva na Índia e em todo o mundo, na noite que antecede a lua nova de fevereiro/março, devotos passam o dia dedicando-se a práticas espirituais - é o Shivaratri ou Mahashivaratri. O dia se inicia antes do nascer do sol com o banho nas murtis (estátuas) de Shiva e suas representações (como o lingam), canto de mantras, meditação, estudo das escrituras, jejum, ritual do fogo, e muito seva (serviço desinteressado) para garantir um dia de muita ritualização e celebração. Em minhas idas aos templos sagrados da Índia fiquei "viciada" em beber a água do banho das murtis e comer o alimento preparado de forma especial e oferecido ao templo. Muita energia!!

Este dia significa auspiciosidade e, por isso, é inteiramente dedicado à espiritualidade, ao mergulho no ser, uma "energia extra" para a transformação de padrões negativos, para o despertar da consciência rumo à liberação (moksha). E, embora a tradição venha do Oriente, ela oferece a qualquer praticante sincero clareza para seguir no caminho do coração. Você pode ter a resolução/intenção de aprofundar sua compreensão e relação com seu interior. É uma oportunidade também de entregar para aquele que destrói a ignorância e os obstáculos - o Grande Senhor Shiva - tudo o que nos impede de fluir com o Universo, de vivenciarmos o presente, o amor, a beleza, a conexão com o Ser - a felicidade que já somos.

Diz-se que nesta auspiciosa data, as orações e mantras são ampliados 10.000 vezes. E a potência vem a partir de uma abertura, da passagem para a lua nova, a ausência da lua, o vazio, e a expansão para o universal, para a Unidade.

Esse vazio é o mesmo que acontece entre o inspirar e o exalar, entre uma respiração e outra, é o espaço entre, onde expandimos a percepção de nossa essência. Quando praticamos as posturas com a consciência da respiração, direcionando cada passo em direção à perfeição, estamos intencionando este estado de percepção mais sutil, um espaço-tempo em que é possível despertar e sentir a união com o Todo.

Abaixo a letra e um vídeo com o Mahamrityunjaya Mantra para você escutar, aprender e repetir, se desejar, nesta data auspiciosa.

Mahamrityaunjaya Mantra (maha-mrityun-jaya) é um dos mais potentes e antigos mantras em sânscrito. Ele é dedicado ao despertar individual, à libertação e ao crescimento espiritual de toda humanidade. É uma "oração" para a iluminação. Uma prática para purificar os karmas da alma em um nível profundo e bastante benéfica para a saúde mental, emocional e física.

Om Tryambakam yajamahe
sugandhim pushhtivardhanam
Urvarukamiva bandhanan
mrityor mukshiya maamritath


“Nós oferecemos reverências àquele que possui fragrância e três olhos, o Senhor Shiva, que nos abençoa com prosperidade. Que ele nos liberte da limitação da morte, assim como a fruta rasteira, ao amadurecer, separa-se naturalmente do ramo. Por favor, não permita que nos desviemos do caminho da imortalidade.”



Hari OM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com