Pular para o conteúdo principal

Shivaratri

Em templos de Shiva na Índia e em todo o mundo, na noite que antecede a lua nova de fevereiro/março, devotos passam o dia dedicando-se a práticas espirituais - é o Shivaratri ou Mahashivaratri. O dia se inicia antes do nascer do sol com o banho nas murtis (estátuas) de Shiva e suas representações (como o lingam), canto de mantras, meditação, estudo das escrituras, jejum, ritual do fogo, e muito seva (serviço desinteressado) para garantir um dia de muita ritualização e celebração. Em minhas idas aos templos sagrados da Índia fiquei "viciada" em beber a água do banho das murtis e comer o alimento preparado de forma especial e oferecido ao templo. Muita energia!!

Este dia significa auspiciosidade e, por isso, é inteiramente dedicado à espiritualidade, ao mergulho no ser, uma "energia extra" para a transformação de padrões negativos, para o despertar da consciência rumo à liberação (moksha). E, embora a tradição venha do Oriente, ela oferece a qualquer praticante sincero clareza para seguir no caminho do coração. Você pode ter a resolução/intenção de aprofundar sua compreensão e relação com seu interior. É uma oportunidade também de entregar para aquele que destrói a ignorância e os obstáculos - o Grande Senhor Shiva - tudo o que nos impede de fluir com o Universo, de vivenciarmos o presente, o amor, a beleza, a conexão com o Ser - a felicidade que já somos.

Diz-se que nesta auspiciosa data, as orações e mantras são ampliados 10.000 vezes. E a potência vem a partir de uma abertura, da passagem para a lua nova, a ausência da lua, o vazio, e a expansão para o universal, para a Unidade.

Esse vazio é o mesmo que acontece entre o inspirar e o exalar, entre uma respiração e outra, é o espaço entre, onde expandimos a percepção de nossa essência. Quando praticamos as posturas com a consciência da respiração, direcionando cada passo em direção à perfeição, estamos intencionando este estado de percepção mais sutil, um espaço-tempo em que é possível despertar e sentir a união com o Todo.

Abaixo a letra e um vídeo com o Mahamrityunjaya Mantra para você escutar, aprender e repetir, se desejar, nesta data auspiciosa.

Mahamrityaunjaya Mantra (maha-mrityun-jaya) é um dos mais potentes e antigos mantras em sânscrito. Ele é dedicado ao despertar individual, à libertação e ao crescimento espiritual de toda humanidade. É uma "oração" para a iluminação. Uma prática para purificar os karmas da alma em um nível profundo e bastante benéfica para a saúde mental, emocional e física.

Om Tryambakam yajamahe
sugandhim pushhtivardhanam
Urvarukamiva bandhanan
mrityor mukshiya maamritath


“Nós oferecemos reverências àquele que possui fragrância e três olhos, o Senhor Shiva, que nos abençoa com prosperidade. Que ele nos liberte da limitação da morte, assim como a fruta rasteira, ao amadurecer, separa-se naturalmente do ramo. Por favor, não permita que nos desviemos do caminho da imortalidade.”



Hari OM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você.



As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução.

Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças...

Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Yoga e Meditação no Parque Lage 2015

Que tal se organizar para vivenciar uma manhã junto à natureza, onde experimentará o silêncio, a pausa, purificará o corpo e a mente, compartilhará, cantará, meditará...

. Leve seu tapetinho e convide os amigos! Se chover o evento será remarcado.

Data: 20 de junho, sábados, 8h30 às 10h15.

Valor de troca por encontro: 33 reais (23 reais para alunos do Espaço Akasha).

Informações: espacoakasha@gmail.com