Pular para o conteúdo principal

SOBRE ESPAÇOS...

“Temos a tendência de deixar a mente pular de uma imagem para outra, de uma crença para outra, de uma idéia para outra. Somos como Tarzan, pulamos na floresta de um cipó para outro, sem mesmo uma parada para um chá ou café. É como se tivéssemos esquecido como caminhar: um passo por vez, um pensamento por vez, uma idéia por vez. Mas quando voltamos nossa atenção para dentro, quando deixamos a mente aquietar-se, realizamos que o espaço exterior é o reflexo do espaço interior. E então há calma. Há silêncio absoluto dentro e fora. E voltamos a caminhar.” Mike George, Living the Busyless Life!, Clear Thinking, 14/02/2010

Tenho falado com meus alunos sobre a necessidade do espaço para a prática de Hatha Yoga. Muitos se sentem acoados quando na sala o espaço é reduzido por causa de muitos alunos (no máximo 10!). Sempre comento após a concentração inicial e o canto do mantra que o espaço é interno, daí teremos todo o espaço do lado de fora. As fichas vão caindo, mesmo que lentamente.

Hari Om!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

O Silêncio...

Conhecer o silêncio
Permanecer no silêncio
Cultivar o Silêncio
Honrar o silêncio
Respeitar o silêncio
Celebrar o silêncio
O silêncio é você.
...
No silêncio, transformações profundas acontecem.

Hari OM!