Pular para o conteúdo principal

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL...


"Estamos construindo super-homens e super-mulheres, totalmente equipados, mas emocionalmente infantilizados. Por isso, as empresas consideram agora que, mais importante que o QI, é a IE, a Inteligência Emocional. Não adianta ser um super-executivo se não consegue se relacionar com as pessoas. Ora, como seria importante os currículos escolares incluírem aulas de meditação!" Frei Betto

Esta reflexão de Frei Betto tocou muito fundo...Trabalho há alguns anos com Hatha Yoga para crianças, na Arteterapia e como disciplina do currículo em escolas. Também dou aulas de "Yoga para Crianças" no curso de formação de instrutores do Blyss Yoga Studio. Quando a proposta é sentar, silenciar e "escutar o coração" voltando a atenção para os ritmos internos, principalmente a respiração, tudo muda.

A filosofia do Yoga é entendida pelos pequenos de forma tão simples e profunda que não temos idéia de como isso acontece. É realmente revelador vê-los sentados na postura fácil (Sukhasana), em meio ou lótus completo (Padmasana) e silenciando, mesmo que por pouquíssimo tempo. Quando retornam depois de cantarem o "Om", a energia está diferente. Estão prontos para vivenciar experiências, criar, se expressar, compartilhar, diria SER.

Depois de ler Frei Betto sempre tenho vontade de compartilhar o SER, já que o "ter" está sempre em evidência na grande mídia...A inteligência emocional é realmente o que importará. É um alívio saber que a educação é pensada NÃO SÓ para o SUCESSO material. Fiquei aqui no agora pensado num Brasil onde todas as crianças tivessem Yoga e Meditação como disciplina curricular...Faço votos para que os próximos ministros da Educação (e cia) tenham a visão de águia de Frei Betto, e que tenhamos uma atuação como cidadãos conscientes no presente.

Olhem que belos os benefícios do yoga para crianças:
- Melhora a força e a flexibilidade;
- Aumenta a autoconsciência, concentração, foco e atenção;
- Aumenta a auto-estima, bem como a autodisciplina;
- Reduz a ansiedade e aumenta a capacidade de relaxar;
- Aumenta a confiança, a compaixão, o trabalho em equipe e habilidades de liderança;
- Melhora a digestão e alivia as dores nas articulações e de crescimento;
- Ajuda a liberar o estresse e ensina a respirar melhor;
- Fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios.

Hari Om! (sob as bênçãos de Hari todos os pequenos deste país!)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Uma história inspiradora...

Há muito tempo atrás, no tempo em que os homens experienciavam a beleza, sensíveis as coisas vivas na Terra - a fala, a visão, a audição, o sêmen, a audição, a mente e a respiração – discursavam entre si para provar qual deles era o mais importante. Mas sem conseguir resolver o dilema, foram até Brahma e perguntaram:

- Brahma, ó grande criador, dentre nós, qual é o mais importante?
Brahma então respondeu:
-O mais importante é aquele cujo afastamento faça o corpo piorar.
No dia seguinte todos decidiram fazer a experiência ao refletirem sobre as palavras de Brahma. Cada um se afastaria por um ano para que os outros pudessem avaliar o efeito de sua ausência. A Fala foi a primeira a se afastar, e ao voltar após um ano perguntou:
- Como vocês viveram sem mim?
Os outros responderam:
- Como os mudos: não falando com a língua, mas vendo com os olhos, ouvindo com os ouvidos, respirando com a respiração, conhecendo com a mente, gerando com o sêmem. Assim vivemos. E a língua retornou ao seu lugar.

Aulas de Yoga no Espaço Akasha, Humaitá

Namaste!



O que você está esperando para iniciar sua prática de Yoga? Conheça os muitos benefícios desta prática milenar:

- Reduz o estresse;

- Regula o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório;

- Melhora o sono;

- Promove a permanente sensação de bem estar;

- Equilibra a produção hormonal;

- Fortalece o sistema imunológico;

- Alonga os músculos;

- Melhora a qualidade de vida;

- Aumenta a capacidade de concentração e a criatividade.

Veja os horários do site do Espaço Akasha - www.espacoakasha.com.br - e agende uma aula experimental!

Mais informações: espacoakasha@gmail.com

Om Shanti Om