Pular para o conteúdo principal

A FALA E O PRANA...


Outro dia lendo um livro me deparei com a seguinte reflexão: "a fala pode infundir esperança no coração da humanidade ou pode criar um sentimento de condenação iminente que esvai toda a coragem e a esperança". Estas palavras ressoaram como pó de esmeralda verde dentro de mim, contagiando cada célula. Voltei a escuta para o coração e pude perceber como o silêncio é incrivelmente revelador.

Para quem não sabe atuei como jornalista por 12 anos de minha vida, paralelamente à maternidade, aos estudos e a prática de Yoga e outras coisinhas. Ao longo dos anos fui desacreditando da mídia, deste jornalismo que "induz ao consumo" e a transição para o Yoga foi acontecendo naturalmente. Gratidão!

A tal liberdade de expressão, de falar o que se pensa e acredita passa bem longe do significado real de liberdade. Hoje vejo como é delicada esta questão. Uma palavra mal colocada e muda todo o cenário dentro e fora de nós. Uma crítica carregada de padrões emocionais e mentais é capaz de destruir algo que se levou anos para erguer, seja uma relação, uma carreira, uma atmosfera de paz...Em questão de segundos tudo vai por água abaixo. Muitas vezes a fala é apenas uma realização do ego. Depois que falamos ficamos horas gastando nossa energia com o passado, muitos são os pensamentos: "será que falei a coisa certa?", "tomara que ela não tenha ouvido ou esqueça tudo o que eu falei.", "acho que devo pedir ddesculpas.". Isso já aconteceu com você?

Cansei de vivenciar situações bem difíceis. Acabava de sair de uma aula de Yoga toda relaxada, tranquila, em estado de contentamento. Ao chegar em casa tudo uma bagunça e em questão de segundos todo o prana, toda a serenidade ia embora. Em geral, isso acontecia por não silenciar e escutar o coração antes de falar e de agir. Como diz o sábio Sundardas: "Fale sabiamente ou silencie".

Essa é a grande sabedoria. Continua sendo um desafio em alguns momentos, principalmente quando os hormônios estão se expressando com toda a força em meu corpo, mas tenho conseguido usar o silêncio com discernimento. Quando a situação é muito desafiadora volto toda a minha atenção para a respiração, começo a respirar profundo e exalar longamente até que todo o ar saia...Já muda todo o ambiente interno e reflete no externo! Se ainda estiver difícil fico mentalizando o meu mantra até aquietar a mente. Volto a silenciar e então fica tudo mais fácil de ser resolvido.

Falar demais desperdiça prana!

Hari Om!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com