Pular para o conteúdo principal

RENOVE SUA INTENÇÃO...



“É a luz do ser que o torna belo, que dá o poder de movimento e fala”.

Os anos de prática de hatha yoga me levaram a compreender que o mais importante é conquistar um estado que se aproxime ao de “yoga”, de alinhamento de seu corpo e de sua mente com o seu coração, com seu Ser. Mesmo que tenha curta duração, o estado, a energia, o ritmo, a consciência naquele momento após o Savasana, deve se aproximar ao estado de Yoga, de não-separação, de não-dualidade, de presença no aqui e agora, experimentando a paz, a harmonia, o equilíbrio, a gratidão por sermos a felicidade que tanto buscamos.

Acredito que hoje a maior intenção de minhas aulas é “conduzir” o aluno a fazer contato com a "verdade de seu coração" – expressando sua graça, sua luz, sua criatividade. É essa consciência que o leva ao SANKALPA - desejo mais profundo do Ser, ao sonho mais doce.

Ao sentar-se na postura de meditação após os alongamentos iniciais, a atenção vem para a respiração. Inicia a auto-observação, os sentidos se voltam para dentro. Percebe-se o ar entrando e saindo, os movimentos internos de músculos, órgãos e o som da respiração. A respiração vai se tornando profunda e lentamente vai acontecendo o contato com o coração. Percebendo seus batimentos, ritmo, ressonâncias por todo o corpo. Depois, sentindo a temperatura, a pulsação ao unir as mãos em anjali mudra no centro do peito. Vem então a sugestão: traga a intenção para a sua prática de hoje. Qual a intenção? Pense em algo que precisa “trabalhar” internamente neste momento presente para que sua vida possa fluir com mais equilíbrio, harmonia, serenidade, contentamento. Sinta a intenção e alinhe-a a sua mente, sentindo cada célula de seu corpo vibrando nela.

Com a prática freqüente de “conectar” com a intenção, vai se tornando natural perceber o que se está precisando naquele momento. A auto-observação nos leva a “consciência” de quem somos a cada dia. Testemunhamos nossa auto-expressão no mundo. E ao longo do tempo, é como se uma voz lá no fundo do coração expressasse o objetivo a ser trabalhado, sem esforço.

Lembro-me que das primeiras vezes que comecei a “conectar” com uma intenção para a minha prática, não era fácil. As nuvens de pensamentos estavam ali, eu tentava concentrar, era um desafio. Com a prática diária a conexão foi tornando-se um hábito e hoje ao silenciar, voltar a atenção para a respiração, conectar com o coração - a intenção vem espontaneamente.

Renove sua intenção a cada nascer do sol!!!

Minha intenção agora é desligar o computador e estudar música. No próximo post darei continuidade ao assunto. :)

Hari OM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com

SERENIDADE

“Uma das qualidades de uma mente serena é que ela não pensa muito. Isto porque ela é uma mente inocente. Ela pensa apenas o quanto for necessário. Uma mente serena pensará assim: OK, eu já pensei sobre isso então porque eu deveria pensar mais sobre isso? O silêncio dentro da serenidade é muito poderoso. Ele cria espaço para honestidade. A verdade é muito simples.” Mohini Panjabi, Serenity, Purity, November, 2001 Serenidade...Ser tranquilo, calmo, paciente, presente! Para cada uma dessas qualidades, diria virtudes, é necessário muita prática, pois a mente está sempre nos "jogando" para o futuro ou nos "travando" com lembranças do passado. Hoje uma aluna idosa após a aula veio conversar comigo muito emocionada. Após cinco meses de prática conseguiu levantar os braços na postura da montanha elevada ( Urdhva Hastasana ). O que para alguns pode parecer fácil, para ela foi uma enorme conquista em vários sentidos. Ela revelou um medo profundo (padrão emocional e mental)q