Pular para o conteúdo principal

RENOVE SUA INTENÇÃO...



“É a luz do ser que o torna belo, que dá o poder de movimento e fala”.

Os anos de prática de hatha yoga me levaram a compreender que o mais importante é conquistar um estado que se aproxime ao de “yoga”, de alinhamento de seu corpo e de sua mente com o seu coração, com seu Ser. Mesmo que tenha curta duração, o estado, a energia, o ritmo, a consciência naquele momento após o Savasana, deve se aproximar ao estado de Yoga, de não-separação, de não-dualidade, de presença no aqui e agora, experimentando a paz, a harmonia, o equilíbrio, a gratidão por sermos a felicidade que tanto buscamos.

Acredito que hoje a maior intenção de minhas aulas é “conduzir” o aluno a fazer contato com a "verdade de seu coração" – expressando sua graça, sua luz, sua criatividade. É essa consciência que o leva ao SANKALPA - desejo mais profundo do Ser, ao sonho mais doce.

Ao sentar-se na postura de meditação após os alongamentos iniciais, a atenção vem para a respiração. Inicia a auto-observação, os sentidos se voltam para dentro. Percebe-se o ar entrando e saindo, os movimentos internos de músculos, órgãos e o som da respiração. A respiração vai se tornando profunda e lentamente vai acontecendo o contato com o coração. Percebendo seus batimentos, ritmo, ressonâncias por todo o corpo. Depois, sentindo a temperatura, a pulsação ao unir as mãos em anjali mudra no centro do peito. Vem então a sugestão: traga a intenção para a sua prática de hoje. Qual a intenção? Pense em algo que precisa “trabalhar” internamente neste momento presente para que sua vida possa fluir com mais equilíbrio, harmonia, serenidade, contentamento. Sinta a intenção e alinhe-a a sua mente, sentindo cada célula de seu corpo vibrando nela.

Com a prática freqüente de “conectar” com a intenção, vai se tornando natural perceber o que se está precisando naquele momento. A auto-observação nos leva a “consciência” de quem somos a cada dia. Testemunhamos nossa auto-expressão no mundo. E ao longo do tempo, é como se uma voz lá no fundo do coração expressasse o objetivo a ser trabalhado, sem esforço.

Lembro-me que das primeiras vezes que comecei a “conectar” com uma intenção para a minha prática, não era fácil. As nuvens de pensamentos estavam ali, eu tentava concentrar, era um desafio. Com a prática diária a conexão foi tornando-se um hábito e hoje ao silenciar, voltar a atenção para a respiração, conectar com o coração - a intenção vem espontaneamente.

Renove sua intenção a cada nascer do sol!!!

Minha intenção agora é desligar o computador e estudar música. No próximo post darei continuidade ao assunto. :)

Hari OM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

O Silêncio...

Conhecer o silêncio
Permanecer no silêncio
Cultivar o Silêncio
Honrar o silêncio
Respeitar o silêncio
Celebrar o silêncio
O silêncio é você.
...
No silêncio, transformações profundas acontecem.

Hari OM!