Pular para o conteúdo principal

ENTUSIASMO...NÃO NECESSARIAMENTE SORRRINDO...


Reflexões e mais reflexões...Questionam-me por e-mail como essa tal "felicidade" pode estar o tempo todo presente se a vida está caótica e repleta de desafios. Dificilmente alguém está alegre o tempo inteiro, sorrindo, extrovertido. Mesmo quando introspectivo, é possível estar entusiasmado, inteiro, em estado de contentamento. A diferença é que experimentando o mergulho no Si mesmo (meditando, praticando Hatha Yoga , Tai-chi, etc), surge a compreensão de que, apesar das adversidades, estando conectado com a "fonte", existe a sabedoria para seguir adiante.

Achei interessante essa foto que escolhi espontaneamente.Tenho um gato zen que se chama Caramelo. Ele ama mantras, medita ao escutá-los, brinca com meus filhos, mas está sempre neste estado pacífico, sereno e "sério", como na foto. E, não necessariamente, descontente. Seu estado de contentamento, de entusiasmo é percebido, mesmo nas horas em que ele demonstra insatisfação com algo. A adolescente da foto também é expansiva, alegre, mas tem seus momentos de lágrimas, desconforto, tensão (os hormônios que o digam!). Nem por isso ela perde o entusiasmo, a espontaneidade, a criatividade, a conexão com sua Graça. É uma grande artista!

Como já coloquei em outros textos aqui no blog, a palavra entusiasmo vem do grego e quer dizer "em Deus", é sentir-se "nutrido" e vibrando na energia divina que a tudo permeia. Uma experiência que precisa ser vivenciada, não dá para convencer ninguém deste estado com palavras.

Mas também sei que as pessoas entusiasmadas contagiam com sua expressão amorosa, energia, sua luz, tudo a volta. mas é preciso estar aberto, virando na intenção de ser contagiado. Risos! Observo que as pessoas que ficam muito no entendimento "mental", têm mais dificuldade de entregar-se, de sentir, de mergulhar nas profundezas e perceber que lá dentro existe sim alegria, tristeza, saudade...Eu mesma me pego com os olhos cheios de lágrimas, se isso fosse papel as letras estariam manchadas, lembrando de momentos especiais com meu amado pai. Como ele faz falta!

Mas essa emoção é também repleta de contentamento, de reverência, de consciência. No momento seguinte às sensações, emoções, o corpo se expressa, na exalação desafogo alguns nós que ficaram e a inspiração profunda me leva para espaços de puro entusiasmo. Em momentos assim monto aulas para os alunos, escrevo poemas, desenho belas flores de lótus, ensaio novos projetos. E a energia paterna bem ali, vivenciando todo o processo :)*.

Tem uma frase do grande mestre José Hermógenes que fala que tudo o que fazemos para nos aprimorarmos é na verdade para sermos melhores para os outros, para o mundo a nossa volta. E completo dizendo que só levamos desta vida o amor que recebemos e só deixamos verdadeiramente o amor que compartilhamos.

Hari OM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com

SERENIDADE

“Uma das qualidades de uma mente serena é que ela não pensa muito. Isto porque ela é uma mente inocente. Ela pensa apenas o quanto for necessário. Uma mente serena pensará assim: OK, eu já pensei sobre isso então porque eu deveria pensar mais sobre isso? O silêncio dentro da serenidade é muito poderoso. Ele cria espaço para honestidade. A verdade é muito simples.” Mohini Panjabi, Serenity, Purity, November, 2001 Serenidade...Ser tranquilo, calmo, paciente, presente! Para cada uma dessas qualidades, diria virtudes, é necessário muita prática, pois a mente está sempre nos "jogando" para o futuro ou nos "travando" com lembranças do passado. Hoje uma aluna idosa após a aula veio conversar comigo muito emocionada. Após cinco meses de prática conseguiu levantar os braços na postura da montanha elevada ( Urdhva Hastasana ). O que para alguns pode parecer fácil, para ela foi uma enorme conquista em vários sentidos. Ela revelou um medo profundo (padrão emocional e mental)q