Pular para o conteúdo principal

Reconhecendo-se no interior



"Fecha teus olhos, veja todo o espaço como se este tivesse sido absorvido pelo interior da tua cabeça, leva teu olhar para seu interior e lá, vê a espacialidade da tua verdadeira natureza". Vijnana Bhairava Tantra

Você já deve ter escutado falar, lido ou está mesmo é sentindo que há algo diferente acontecendo. Muitas pessoas têm compartilhado que estão sob tensão, ou uma energia forte internamente, outras experimentam mais agitação, desequilíbrio, entre outras. Para os astrólogos, estamos vivendo um momento real de “tensão planetária” – o Stelium de planetas em Áries - Urano, Vênus, Lilith, Mercúrio, Marte e Júpiter, estão todos no signo de Áries.

Se por um lado existe toda uma tensão, de outro há um imenso potencial, uma energia que é capaz de grandes transformações. E como diz um grande ser e astrólogo, Hector Othon, “os planetas em seus ciclos oferecem oportunidades especiais para retificar o rumo da vida, nos abençoam com energia, entusiasmo, ardor para conseguirmos vencer desafios”.

É claro que não é só se deixar levar pela energia, é preciso muita coragem e disciplina para tamanha transformação que vem com ela. Parece-me que estamos todos sendo impulsionados a entrar em contato com o poder interior e agir de forma mais consciente – presença no aqui e agora full time!

Tenho escutado muitos relatos de alunos a respeito de processos internos profundos. Uma aluna compartilhou que estranhou a sensação de medo e insegurança que nunca tinha na postura de cabeça para baixo, o Shirshasana. Realmente ela sempre entra na postura com facilidade e permanece sem nem mesmo a parede por perto. Depois de ler um texto no blog do Othon, fiz a conexão, pode ser a influência planetária, pois nosso corpo-mente-coração está totalmente ligado aos movimentos do planeta.

Outra aluna disse que ela voltou pro Yoga porque não estava aguentando as pressões, se, segundo ela, "foi uma questão de sobrevivência", pois sem a prática não daria pra dar conta de tudo. Sem falar nos relatos de processos internos desafiadores que muitos estão vivendo. O fato é que tudo neste momento vem com mais força. E é preciso muita PRESENÇA para entrar em contato com o que está acontecendo e não se deixar desestruturar, desequilibrar, estressar, entrar em pânico ou mesmo deprimir.

O Hatha Yoga nos ensina o tempo todo a entrar em contato com o mundo interno. Ao trabalhar o corpo físico de forma consciente e presente, estamos trabalhando os corpos/camadas mais sutis. Segundo os Upanishads, os koshas (camadas) começam na periferia do corpo e movem-se em direção ao centro. São eles: annamaya kosha – o corpo físico; pranamaya kosha – o corpo da energia vital, o prana (respiração); manomaya kosha – o corpo mental; vijanamaya kosha – o corpo da sabedoria; anandamaya kosha – o corpo da bem-aventurança.

Mas por que falar disso agora no meio deste turbilhão, desta energia toda? Respira profundo, expande abdômen, tórax, peito, e exala longamente todo o ar de seus pulmões. Faça isso de 3 a 5 vezes e, se sentir necessidade, exale emitindo um “aaaaaaaahhhhh”. Depois volte a atenção para dentro e perceba os ritmos internos, os fluxos de energia, a pulsação do coração. Retorne devagar a abrir os olhos e sinta o que aconteceu.

Quando temos a consciência das camadas mais sutis, a prática se torna uma possibilidade de nos conhecermos, de percebermos “o que está pegando”, refletir sobre que rumo tomar, de como direcionar nossa energia para oo que realmente importa, entre outras coisas. Ao observar lá dentro, o interior, estaremos mais “preparados” para lidar com os desafios que surgirem.

No Virabhadrasana, postura do guerreiro, me veio neste momento por causa de Áries e Marte (deus da guerra), ao trabalhar a postura, todo um alinhamento interno se faz. Começando por uma base firme, a fundação (os pés); seguindo pelos encaixes do quadril, escápulas e percepção dos fluxos em espiral, energia orgânica (prana); logo vem o alongamento da coluna, atuando no sistema nervoso; a abertura do peito, expansão e conexão com o coração; tudo isso com presença no aqui e agora, respiração consciente. Essa é um resumo das muitas possibilidades.

Entre em contato com toda a sua força, coragem, perseverança, beleza, criatividade, intuição – seja o ser pacífico, exercite a paciência, a ciência da paz; amoroso, veja a expressão divina em todos e tudo; e verdadeiro, tenha coragem para ser autêntico e expressar-se livre de egoísmo. Afinal, somos todos UM.

Vou ficando por aqui, pois como sou ariana e tenho uns quatro planetinhas junto ao meu Sol em Áries, estou precisando e muito respirar profundo, praticar yoga, dançar, cantar mantras, meditar...Enfim, alimentar a alma que está em plena expansão.

Ahow!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com