"Prana é a força vital em nossos corpos. Ele interpenetra e pulsa dentro de cada célula - dando vida ao nosso corpo ... Cada partícula do corpo físico, cada molécula de DNA, cada célula, cada órgão e cada glândula pulsa com o prana. A respiração tece os fios de uma intenção nas fibras exteriores do corpo ... A respiração é a essência energética de ação." John Friend
Ao ler este poema acima, veio na mente a imagem, ou viagem, que tive uma vez durante uma vivência: a respiração como uma dança, uma espiral sempre em movimento, nutrindo o corpo, oxigenando a mente e renovando o coração.
E é assim que sinto na prática de Vinyasa Krama, quando a respiração e o movimento se alinham ao fluxo do coração - e a mente dá espaço para a pausa, para o não-pensar, como uma meditação em movimento, um estado de presença, sem as flutuações mentais.
No Vinyasa há a pausa, entre o inspirar e o exalar. Existe a retenção com os pulmões cheios para a execução do movimento seguinte, onde ocorre a exalação. Existe a retenção entre uma respiração e outra, na transição de uma postura para outra.
Os iogues buscam nos pranayamas, exercícios de controle da respiração, repousar suas mentes neste espaço de pausa. É na retenção da respiração - kumbhaka, que é possível aprofundar no estado de Yoga, da meditação, de permanecer num estado de cessar das flutuações mentais.
Que tal colocar em prática? Volte a atenção para a respiração, observe o ritmo, a temperatura do ar, o caminho que o ar percorre dentro de você, aprofunde-se nesta dinâmica. Aos poucos vá mantendo o mesmo tempo para inspirar e para exalar. Depois, pode começar a fazer pausas de pulmões cheios, retenção com ar, e pausas com os pulmões vazios, retenção sem ar. Sempre respeitando seu limites e com a intenção verdadeira de estar presente com toda a sua energia no que está fazendo.
Através da prática da respiração consciente, vamos experimentando momentos de tranquilidade, equilíbrio, harmonia - de presença. E, ao experimentar este estado, dificilmente o agir se tornará inconsciente, desperdiçando energia.
Hari OM!
Comentários
Postar um comentário
Om. Shanti, Shanti, Shanti.