Pular para o conteúdo principal

RESPIRAÇÃO É MOVIMENTO E PAUSA!


"Prana é a força vital em nossos corpos. Ele interpenetra e pulsa dentro de cada célula - dando vida ao nosso corpo ... Cada partícula do corpo físico, cada molécula de DNA, cada célula, cada órgão e cada glândula pulsa com o prana. A respiração tece os fios de uma intenção nas fibras exteriores do corpo ... A respiração é a essência energética de ação." John Friend

Ao ler este poema acima, veio na mente a imagem, ou viagem, que tive uma vez durante uma vivência: a respiração como uma dança, uma espiral sempre em movimento, nutrindo o corpo, oxigenando a mente e renovando o coração.

E é assim que sinto na prática de Vinyasa Krama, quando a respiração e o movimento se alinham ao fluxo do coração - e a mente dá espaço para a pausa, para o não-pensar, como uma meditação em movimento, um estado de presença, sem as flutuações mentais.

No Vinyasa há a pausa, entre o inspirar e o exalar. Existe a retenção com os pulmões cheios para a execução do movimento seguinte, onde ocorre a exalação. Existe a retenção entre uma respiração e outra, na transição de uma postura para outra.

Os iogues buscam nos pranayamas, exercícios de controle da respiração, repousar suas mentes neste espaço de pausa. É na retenção da respiração - kumbhaka, que é possível aprofundar no estado de Yoga, da meditação, de permanecer num estado de cessar das flutuações mentais.

Que tal colocar em prática? Volte a atenção para a respiração, observe o ritmo, a temperatura do ar, o caminho que o ar percorre dentro de você, aprofunde-se nesta dinâmica. Aos poucos vá mantendo o mesmo tempo para inspirar e para exalar. Depois, pode começar a fazer pausas de pulmões cheios, retenção com ar, e pausas com os pulmões vazios, retenção sem ar. Sempre respeitando seu limites e com a intenção verdadeira de estar presente com toda a sua energia no que está fazendo.

Através da prática da respiração consciente, vamos experimentando momentos de tranquilidade, equilíbrio, harmonia - de presença. E, ao experimentar este estado, dificilmente o agir se tornará inconsciente, desperdiçando energia.

Hari OM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você.



As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução.

Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças...

Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Yoga e Meditação no Parque Lage 2015

Que tal se organizar para vivenciar uma manhã junto à natureza, onde experimentará o silêncio, a pausa, purificará o corpo e a mente, compartilhará, cantará, meditará...

. Leve seu tapetinho e convide os amigos! Se chover o evento será remarcado.

Data: 20 de junho, sábados, 8h30 às 10h15.

Valor de troca por encontro: 33 reais (23 reais para alunos do Espaço Akasha).

Informações: espacoakasha@gmail.com