Pular para o conteúdo principal

SERÁ QUE A PAIXÃO PERTENCE AO OLIMPO?


Por Carla Ramos, do Symbolon

O porquê da PAIXÃO, da RAIVA, da INVEJA e da COBIÇA e do ÓDIO, e de todos os males contidos para os humanos, na CAIXA de PANDORA?

Para compreender isso temos que invocar os Deuses do Olimpo e perguntar de forma humilde qual foi a Real Intenção do envio da Caixa com os males aos pobres mortais.

Prometeu, prometeu aos humanos que iria ao Olimpo e roubaria o Fogo Sagrado dos Deuses e os daria aos mortais...para estes adquirirem o Poder Divino e se igualarem a eles.

Em retribuição deste roubo, os Deuses irados enviaram a Bela Pandora, segurando uma caixa, de presente aos humanos. Por curiosidade, abre-se a caixa para ver o que havia sido enviado do Olimpo..Será que tinhamos essa permissão? Qual foi a punição dada pelos deuses aos mortais?

Para entender sobre a PAIXÃO, recorre-se a Mitologia, ao estudo dos Mitos.

Por estes serem universais, nos auxiliam na compreensão da dinâmica humana.

Desde épocas antigas até aos dias de hoje...

Só os Deuses tinham o poder de enloquecer os humanos: a PAIXÃO pertence ao Olimpo. A origem da palavra vem do termo grego “pathos”que também dá origem ao termo Patologia, que quer dizer, o Estudo das Paixões.

Na Grécia Antiga, acreditava que os humanos enloqueciam ao ter contato visual com os Deuses.Tamanha era a imensidão de suas qualidades que um humano não agüentaria vivencia-las em sã consciência.

Assim, quando um homem perde a cabeça por uma mulher, estamos lidando com o proibido, um contato do humano com o divino: a Deusa. No caso da mulher apaixonada, com um Deus.

A PAIXÃO faz com que se crie um pedestal ao seu objeto de desejo a amada ou o amado

Elevando-a às alturas. Devido a distância que se encontra dela, resta ao homem levantar o olhar e ritualisticamente idolatrá-la, questionando-se “o que será que essa Deusa viu em mim?”, pois pela imensidão de qualidades que atribui a ela, o ser humano, alvo de sua paixão, só pode mesmo pertencer ao Olimpo.

Carl G.Jung, na psicologia analítica, comenta que a intenção dos conteúdos inconscientes é se fazerem conscientes. Portanto o ser apaixonado vive essa situação.E isso ocorre naturalmente, através de um mecanismo inato em todo nós : a Projeção.

A Paixão é quando projetamos algo de nós, nossos desejos mais inconscientes no outro.

Assim, apaixona-se por uma imagem, uma idealização algo de nós, que atribuímos ao outro. Quando as “qualidades divinas” daquela Deusa provocam alguns pensamentos no homem, no movimento de trazer para o consciente um conteúdo inconsciente:

- Ela vai me cuidar para o resto de minha vida– busca-se uma Deméter (a eterna mãe)

- Eu tenho que cuidar dela é tão desprotegida- busca-se uma Koré (a eterna jovem)

- Ela vai lutar por meus ideais ao meu lado- busca-se uma Artémis (a eterna guerreira)

- Ela me enloquece com sua sexualidade – busca-se uma Afrodite (a eterna amante)

Analogamente, pode-se dizer que ele está projetando um filme em sua amada.A PAIXÃO faz com que se veja a mulher, ou o homem, como sendo uma tela em branco. Porém, no final da sessão a tela sobe se enrolando e vemos que há alguém ali atrás, e espera aí, é um humano!

A PAIXÃO por deixar o organismo em estado de constante euforia e excitação, é algo prejudicial ao seu desenvolvimento, e, portanto o próprio organismo tende a se auto-regularizar Onde estão os sintomas da patologia da Paixão? Acabaram? Ou a PAIXÃO foi transformando-se em amor?

Quando no decorrer da projeção de nosso filme, o homem começa a se propor a entender quais são as qualidades que ele atribui como “divinas” à aquela mulher que tanto o fascina, pode compreender o que busca verdadeiramente no outro.Quais são as qualidades e fatores que se tem que integrar a sua personalidade.

Quando chega a ocorrer essa transformação, começamos a nos ver como um in-divíduo em relação com outro in-divíduo, seres não divididos. Ao invés de sermos uma metade em eterna busca de algo, passamos a ser seres totais. Aí estamos prontos para amar.

Quando isso não ocorre, acaba a paixão e cada um segue o seu caminho...

Fonte: Symbolon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com