Pular para o conteúdo principal

INSPIRAÇÃO...



O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a intenção de trazer o ar de fora, esse contato com o corpo e a alma é algo transformador, diria "inspirador". Porque a palavra inspiração também significa algo como um entusiasmo...Este insight acaba de chegar e gostaria de compartilhá-lo. Acho que de tanto exercitar o inspirar profundo e exalar lentamente começo a perceber novas conexões - CONSCIÊNCIA!!

Mas voltando a respiração - a grande possibilidade transformadora!!! Quando inspiramos, o prana começa a circular no corpo, colocamos corpo, mente e coração em contato, na mesma vibração, ressonância, diria que ocorre um alinhamento profundo, mas quando há consciência, quando estamos presentes e observando, com a intenção de SER.

Ao exalar, o ar vai para fora junto com toxinas existentes no sistema físico-psíquico-emocional - ocorre então uma espécie de esvaziamento (digitei errado, era para ser esvaziamento, mas esvaziar a mente é algo importante!). É como se a mente aquietasse nesse espaço-tempo de vazio, como se o "eu individual" entrasse em contato com o "eu cósmico", numa tentativa de união, de yoga.

Percebo que ao expirar há a entrega, sem a supremacia do ego, exalando padrões, memórias, identificações que estão diretamente ligados ao ego. Reconhecemos-nos então como iguais, humildemente pertencentes do todo, sem maior ou menor importância.

Na inspiração movimentamos nossa intenção para o mundo e recebemos dele o ar, na exalação nos liberamos do que não nos serve mais. Um delicioso exercício de apego e desapego.

Experimente parar por 5 minutinhos e dedicar a sua atenção a sua respiração. Sente-se numa postura confortável e, sem interferir na respiração, sinta o fluxo do ar que entra indo até os pulmões, e que sai, indo de encontro ao ar do lado de fora. Agora comece a perceber todo o seu corpo, perceba os pontos de tensão, contração e comece a relaxar cada um a partir da exalação. Coloque todas as tensões para fora ao exalar. Vá observando, percebendo o que vai acontecendo. Faça esse exercício sempre que lembrar...Vá buscando a intenção de inspirar profundo e exalar lentamente a cada descontração. Boa prática!

Ao respirar conscientemente profundo e lento, em conjunto com a ação de bombear do diafragma, abdômen e barriga, estamos ativando o ritmo do sistema nervoso parassimpático - harmonizando o sistema nervoso, reduzindo a quantidade de estresse -- aumentando nossa qualidade de vida.

Tem uma historinha indiana que ilustra bem esta importância da respiração. Clique aqui para ler.

Hari Om!

Mari

Fonte: imagem do blog Shakti Sunfires

Comentários

  1. Linda mensagem, um forte estímulo à prática da meditação.
    Adorei o insight "inspiração = entusiasmo".
    Vc provavelmente conhece a etimologia da palavra entusiasmo, que em grego quer dizer "ser tomado pela divindade" (en - theo - siasmos). Se a força divina está no ar, respirar consciente e profudamente é mesmo ter a disposição e a entrega pra se encher de Deus.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Si, namaste!
    Obrigada pela sua inspiração. Tem um post antigo que fala de entusiasmo: http://vinyasakrama.blogspot.com/2009/04/entusiasmo.html

    beijoca,
    Mari

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Om. Shanti, Shanti, Shanti.

Postagens mais visitadas deste blog

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com