Pular para o conteúdo principal

Sagitário - prever para prover


Por José Maria Gomes

Sagitário é o arqueiro do Zodíaco, arquetipicamente traz a força de vida que quer se lançar na direção de ampliar horizontes, alcançar novas fronteiras, buscar novos destinos, uma vez que o inverno (hemisf/norte) de Capricórnio (Terra), Aquário (Ar) e Peixes (Água) se avizinha.

Meio homem, meio animal, não existem metas impossíveis para o "cavaleiro que sabe muito bem que nunca será arrancado da montaria", tal é o desenho do centauro da constelação de Sagitárius. Prever para prover, esse é o seu lema.

Experimentamos desde já e a partir de então, uma espécie de aceleração em nossas atividades internas. As ruas parecem ficar mais movimentadas e iluminadas, as pessoas mais alegres, animadas e expansivas, as lojas mais cheias de enfeites anunciando que se avizinha a chegada do Solstício "Sol-státic" - a parada do Sol.

A chegada do Sol a essa estação é celebrada em grande estilo, principalmente pelo ocidente, que comemora o Natal, com a imagem do nascimento da sagrada família, em volta de uma árvore, que é o símbolo da vida. Quando o Sol entra em Capricórnio, a Terra vista do ponto de vista do Sol está projetada no signo oposto, o signo de Câncer, que representa a Água primordial, o nascimento que se dá a partir da constituição da família.


O texto completo se encontra no site: www.oficinadeastrologia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

O Silêncio...

Conhecer o silêncio
Permanecer no silêncio
Cultivar o Silêncio
Honrar o silêncio
Respeitar o silêncio
Celebrar o silêncio
O silêncio é você.
...
No silêncio, transformações profundas acontecem.

Hari OM!