Pular para o conteúdo principal

Plutão em Capricórnio


Por Hector Othon
hectorcubano@terra.com.br

No dia 26 de novembro de 2008, ontem, Plutão entrou definitivamente em Capricórnio, onde transitará até 19 de novembro de 2024, quando entra definitivamente em Aquário. Portanto se manterá em Capricórnio nos próximos 16 anos e 10 meses.

Plutão (Shiva, Dioniso, Omolu, DiaBom) incita a encarar a verdade do coração, a rasgar as máscaras, a romper com as mentiras, os faz de conta. O que deva morrer, morrerá, o que deva ser abandonado será, Plutão sugere transmutação, mudança, nova atitude nos assuntos do signo pelo que transita.


O signo de Capricórnio alude a mundo físico como um todo, as ordens, estruturas e leis que regem a existência. Assim primeiro que tudo Plutão mexerá na constituição física do planeta, mexerá com o clima, e as diversas forças da natureza. Mexerá com os sistemas econômicos vigentes e formas de organização social. Mexerá também com as estruturas e fundamentos das Tradições e sistemas políticos-ideológicos-religiosos no poder.

Plutão convida a encarar a verdade do coração e a consciência de que tudo está interligado, o que obriga a agir com ligação, tato, responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, de outro jeito a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.

Plutão exige a pessoa fio terra, presença, responsabilidade e coragem para tomar atitudes a favor do bem comum e em coerência a verdade do coração, incluindo seu relacionamento com a natureza e o ambiente. Plutão incita a liberar o supérfluo, indefinido, sem compromisso e ligação.

No plano pessoal incita a viver tendo-se a consciência de que tudo está interligado, o que obriga a agir com responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, de outro jeito, a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.

O toque é agir, trabalhar, realizar em comunhão e se despojar dos excessos, do supérfluo, daquilo que é muito caro a Natureza e a Justiça social. Todos os que vivem excessos no sistema capitalista e todos os sistemas no poder, terão que perder, perderão o que faz tempo teriam que dividir. Muita coisa a ser feito, todas emergenciais!

A natureza e o planeta como um todo poderão viver estremecimentos perigosos a vida. As mudanças climáticas, mostrarão a gravidade da situação e apontarão onde se tem que agir.

Plutão em Capricórnio, também vai mexer com o poder das tradições. E ao mesmo tempo a renovação e cura delas. Assim espera-se um renascimento das grandes tradições, mas cada uma mostrando suas limitações. Para liderar, será exigido experiência, previsão, planejamento e responsabilidade.

No plano pessoal cada um será levado a seu limite a favor de mais amplitude e consciência. Seremos mexidos e obrigados pela vida a encarar nossas verdades e atitudes. A vida também exigirá que se defina o que se quer e a qual grupo se pertence. Momento ideal para se unir forças e saber se associar as pessoas certas.

Escolha com rigor seus relacionamentos íntimos. Saiba romper com o que não funciona. Se estiver num momento de purificação, vai fundo, e resolve logo, que o melhor é mesmo estar com quem se tem que estar. Acabou o aluguel, a indefinição, a falta de verdade, participação e compromisso.

Plutão no seu trânsito por um signo submete seus assuntos e atributos à cura profunda e a profundas transmutações que mexerão com impacto seja no nível social, seja no pessoal.

Para estudar seus impactos na pessoa, estude:
- as qualidades do signo onde se encontre
- a casa onde se encontra no mapa natal
- e os aspectos que fizer com os outros planetas natais e pontos
significativos do mapa.

Este estudo é muito importante e ajuda muito a entender o que se está
vivendo e encontrar encaminhamentos felizes.

Bom mergulho!

MEDITAR, SILENCIAR, CONECTAR, AMAR, INTEGRAR = UNIÃO = YOGA!

Comentários

  1. Olá Cris!!!
    Quando li pensei na mesma coisa. Afinal, não há crescimento (evolução)sem muita transformação (crises)!
    Risos!
    beijinhos,
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vindo, então!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Om. Shanti, Shanti, Shanti.

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

O Silêncio...

Conhecer o silêncio
Permanecer no silêncio
Cultivar o Silêncio
Honrar o silêncio
Respeitar o silêncio
Celebrar o silêncio
O silêncio é você.
...
No silêncio, transformações profundas acontecem.

Hari OM!