Por Hector Othon
hectorcubano@terra.com.br
No dia 26 de novembro de 2008, ontem, Plutão entrou definitivamente em Capricórnio, onde transitará até 19 de novembro de 2024, quando entra definitivamente em Aquário. Portanto se manterá em Capricórnio nos próximos 16 anos e 10 meses.
Plutão (Shiva, Dioniso, Omolu, DiaBom) incita a encarar a verdade do coração, a rasgar as máscaras, a romper com as mentiras, os faz de conta. O que deva morrer, morrerá, o que deva ser abandonado será, Plutão sugere transmutação, mudança, nova atitude nos assuntos do signo pelo que transita.
O signo de Capricórnio alude a mundo físico como um todo, as ordens, estruturas e leis que regem a existência. Assim primeiro que tudo Plutão mexerá na constituição física do planeta, mexerá com o clima, e as diversas forças da natureza. Mexerá com os sistemas econômicos vigentes e formas de organização social. Mexerá também com as estruturas e fundamentos das Tradições e sistemas políticos-ideológicos-religiosos no poder.
Plutão convida a encarar a verdade do coração e a consciência de que tudo está interligado, o que obriga a agir com ligação, tato, responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, de outro jeito a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.
Plutão exige a pessoa fio terra, presença, responsabilidade e coragem para tomar atitudes a favor do bem comum e em coerência a verdade do coração, incluindo seu relacionamento com a natureza e o ambiente. Plutão incita a liberar o supérfluo, indefinido, sem compromisso e ligação.
No plano pessoal incita a viver tendo-se a consciência de que tudo está interligado, o que obriga a agir com responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, de outro jeito, a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.
O toque é agir, trabalhar, realizar em comunhão e se despojar dos excessos, do supérfluo, daquilo que é muito caro a Natureza e a Justiça social. Todos os que vivem excessos no sistema capitalista e todos os sistemas no poder, terão que perder, perderão o que faz tempo teriam que dividir. Muita coisa a ser feito, todas emergenciais!
A natureza e o planeta como um todo poderão viver estremecimentos perigosos a vida. As mudanças climáticas, mostrarão a gravidade da situação e apontarão onde se tem que agir.
Plutão em Capricórnio, também vai mexer com o poder das tradições. E ao mesmo tempo a renovação e cura delas. Assim espera-se um renascimento das grandes tradições, mas cada uma mostrando suas limitações. Para liderar, será exigido experiência, previsão, planejamento e responsabilidade.
No plano pessoal cada um será levado a seu limite a favor de mais amplitude e consciência. Seremos mexidos e obrigados pela vida a encarar nossas verdades e atitudes. A vida também exigirá que se defina o que se quer e a qual grupo se pertence. Momento ideal para se unir forças e saber se associar as pessoas certas.
Escolha com rigor seus relacionamentos íntimos. Saiba romper com o que não funciona. Se estiver num momento de purificação, vai fundo, e resolve logo, que o melhor é mesmo estar com quem se tem que estar. Acabou o aluguel, a indefinição, a falta de verdade, participação e compromisso.
Plutão no seu trânsito por um signo submete seus assuntos e atributos à cura profunda e a profundas transmutações que mexerão com impacto seja no nível social, seja no pessoal.
Para estudar seus impactos na pessoa, estude:
- as qualidades do signo onde se encontre
- a casa onde se encontra no mapa natal
- e os aspectos que fizer com os outros planetas natais e pontos
significativos do mapa.
Este estudo é muito importante e ajuda muito a entender o que se está
vivendo e encontrar encaminhamentos felizes.
Bom mergulho!
MEDITAR, SILENCIAR, CONECTAR, AMAR, INTEGRAR = UNIÃO = YOGA!
Que entre plutão!... seja bem vindo.
ResponderExcluirOlá Cris!!!
ResponderExcluirQuando li pensei na mesma coisa. Afinal, não há crescimento (evolução)sem muita transformação (crises)!
Risos!
beijinhos,
Mari
Seja bem-vindo, então!
ResponderExcluir