Pular para o conteúdo principal

2011 na consciência do SER



Swami Sivananda, no livro O Poder do Pensamento pela Yoga, nos revela que o nosso destino é arquitetado pelos nossos pensamentos. Eckhart Tolle nos diz que o pensamento, o conteúdo da mente, é condicionado pelo passado: pela formação, pela cultura, pelos antecedentes familiares. Mas como então arquitetar nosso destino sem toda essa bagagem , os padrões, energias "estagnadas" do passado?

Em O despertar de uma nova consciência, Eckhart Tolle nos faz refletir sobre o caminho a seguir quando afirma que "a verdade é inseparável de quem nós somos. O próprio Ser que você é é a verdade. Jesus tentou nos mostrar isso quando disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Jesus fala do Ser mais interior, da essência da identidade de cada homem ou mulher".

É essa natureza divina que nos une ao Todo, refletindo um estado de AMOR. E onde há amor, não há espaço para pensamentos condicionados, apenas para a presença divina de nosso Ser mais verdadeiro.

Experimento este estado de amor quando foco minha atenção na respiração e silencio a mente, quando medito, canto mantra, faço serviço desinteressado, dou aula, pratico hatha yoga, faço amor, estou em comunhão com a natureza, a família ou amigos, também quando me expresso artisticamente através da dança, da pintura, da poesia, também quando leio um bom livro...Mas isso não quer dizer que seja uma conexão 100%. A mente vem e vai tentando buscar uma brecha pra dominar, risos! A consciência disso já é uma abertura para permanecermos e nos estabelecermos no SER.

Que em 2011 possamos estar conectados com essa natureza essencial, com ATMA, com nosso SER.

Hari OM!

Comentários

  1. quando se tiver examinado um problema de todos os angulos, não apenas com os poderes mais agudos da mente, mas também com as qualidades mais elevadas do coração, dever-se-á então entregá-lo ao Eu Superior e não pensar mais no assunto. Consiste em aquietar-se.No momento em que se abandona o problema, triunfa-se sobre o ego. Essa é uma forma de meditação (Paul Brunton

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Om. Shanti, Shanti, Shanti.

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

O Silêncio...

Conhecer o silêncio
Permanecer no silêncio
Cultivar o Silêncio
Honrar o silêncio
Respeitar o silêncio
Celebrar o silêncio
O silêncio é você.
...
No silêncio, transformações profundas acontecem.

Hari OM!