Pular para o conteúdo principal

O QUE REALMENTE IMPORTA?



O tema SANKALPA, que iniciei ano passado, no link RENOVE SUA INTENÇÃO, será um pouco mais explorado aqui. Cada coisa tem seu tempo e espaço, respire profundo, exale longamente, sinta-se presente e boa leitura!!!

A simples pergunta "qual é a minha intenção no presente" vai entrando sutilmente através de meu coração, a mente se alinha e visualizo cada célula do corpo vibrando nela a partir daquele momento até o final da prática. Algumas intenções duram cerca de dias, semanas e meses, dependendo da profundidade do que estou precisando trabalhar. Ao intencionar algo todos os dias na aula, tenho uma orientação para o meu dia inteiro. Em alguns dias que trabalhei paciência, tudo fluiu mais leve. Em outros o foco no que realmente é importante, e o tempo não foi um impedimento para realizar o que era preciso. Essa prática tem ajudado a me tornar uma pessoa melhor para todos a volta, filhos, família, parceiro, amigos, alunos.

Sinto que a cada nova ou renovada intenção, me direciono mais a meu propósito de vida (diria divino). O Sankalpa é algo muito poderoso e requer uma mudança grande dentro de nós se nos alinharmos a ele plenamente. Estou trabalhando as disciplinas na escuta e na fala. Não está sendo fácil me perceber como um bebê engatinhando nestas duas “disciplinas”. Algumas vezes, ao longo de anos, pensei em desistir de alguns objetivos, achei que não estava pronta para seguir adiante nas minhas intenções. Em outro momento já estava mais preparada para trabalhá-los. Assim vamos adiante com a ajuda dos yamas e niyamas (falarei deles no próximo texto!), com ahimsa (não-violência), satya (verdade), aparigraha (não-apego), saucha (purificação), santosha (contentamento), tapas (determinação), swadhyaya (auto-reflexão), isvarapranidhana (entrega).

Os “desafios” vão lentamente sendo superados se existe a intenção e conexão com a sua verdade. Você pode optar por seguir em frente alinhando-se a cada dia, sendo paciente, reconhecendo as dificuldades, reverenciando sua escolha e perseverando, ou aceitando que ainda não está realmente pronto para abraçar o que é viver sua verdade e as “exigências” para se chegar lá.

Já pensou, planejou, ou definiu seus propósitos para 2011? O início de um novo ano é sempre renovador e traz a possibilidade de sermos criativos e vislumbrarmos novos horizontes. Bom momento para mudar, experimentar o novo ou transformar antigos padrões que não fazem mais sentido. O QUE REALMENTE IMPORTA? Que espaço dedicarei neste novo ano para o que realmente me aproxima do meu SER, da minha verdade, do que verdadeiramente me lembra que sou feliz?

Hari OM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

O Silêncio...

Conhecer o silêncio
Permanecer no silêncio
Cultivar o Silêncio
Honrar o silêncio
Respeitar o silêncio
Celebrar o silêncio
O silêncio é você.
...
No silêncio, transformações profundas acontecem.

Hari OM!