Pular para o conteúdo principal

O QUE REALMENTE IMPORTA?



O tema SANKALPA, que iniciei ano passado, no link RENOVE SUA INTENÇÃO, será um pouco mais explorado aqui. Cada coisa tem seu tempo e espaço, respire profundo, exale longamente, sinta-se presente e boa leitura!!!

A simples pergunta "qual é a minha intenção no presente" vai entrando sutilmente através de meu coração, a mente se alinha e visualizo cada célula do corpo vibrando nela a partir daquele momento até o final da prática. Algumas intenções duram cerca de dias, semanas e meses, dependendo da profundidade do que estou precisando trabalhar. Ao intencionar algo todos os dias na aula, tenho uma orientação para o meu dia inteiro. Em alguns dias que trabalhei paciência, tudo fluiu mais leve. Em outros o foco no que realmente é importante, e o tempo não foi um impedimento para realizar o que era preciso. Essa prática tem ajudado a me tornar uma pessoa melhor para todos a volta, filhos, família, parceiro, amigos, alunos.

Sinto que a cada nova ou renovada intenção, me direciono mais a meu propósito de vida (diria divino). O Sankalpa é algo muito poderoso e requer uma mudança grande dentro de nós se nos alinharmos a ele plenamente. Estou trabalhando as disciplinas na escuta e na fala. Não está sendo fácil me perceber como um bebê engatinhando nestas duas “disciplinas”. Algumas vezes, ao longo de anos, pensei em desistir de alguns objetivos, achei que não estava pronta para seguir adiante nas minhas intenções. Em outro momento já estava mais preparada para trabalhá-los. Assim vamos adiante com a ajuda dos yamas e niyamas (falarei deles no próximo texto!), com ahimsa (não-violência), satya (verdade), aparigraha (não-apego), saucha (purificação), santosha (contentamento), tapas (determinação), swadhyaya (auto-reflexão), isvarapranidhana (entrega).

Os “desafios” vão lentamente sendo superados se existe a intenção e conexão com a sua verdade. Você pode optar por seguir em frente alinhando-se a cada dia, sendo paciente, reconhecendo as dificuldades, reverenciando sua escolha e perseverando, ou aceitando que ainda não está realmente pronto para abraçar o que é viver sua verdade e as “exigências” para se chegar lá.

Já pensou, planejou, ou definiu seus propósitos para 2011? O início de um novo ano é sempre renovador e traz a possibilidade de sermos criativos e vislumbrarmos novos horizontes. Bom momento para mudar, experimentar o novo ou transformar antigos padrões que não fazem mais sentido. O QUE REALMENTE IMPORTA? Que espaço dedicarei neste novo ano para o que realmente me aproxima do meu SER, da minha verdade, do que verdadeiramente me lembra que sou feliz?

Hari OM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com