Pular para o conteúdo principal

A PAZ QUE HABITA EM VOCÊ...


Hari Om!

Esses dias lindos de outono têm me feito refletir muito sobre a urgência que temos em nos libertarmos de padrões que nos paralisam, vivendo o presente, essa grande bênção!

Senta que lá vem a história! Ontem no metrô uma mulher sentou-se ao meu lado reclamando de tudo. No final das contas, deu pra ver que ela estava muito infeliz. Seu reino interno estava sobrecarregado com tanta insatisfação, com medos e traumas do passado e ansiedade e angústia com o que ainda virá a ser sua vida. Fiquei ali meditando e treinando uma escuta desapegada da energia tensa que ela colocava em cada palavra ("eu só mentalizava o mantra: "essa energia não é minha, estou em união com o Tao"). Me deu vontade de ensiná-la a silenciar e escutar seu coração um pouco, pois a mente estava um macaquinho pra lá de tagarela! Lendo P. Yogananda, belo mestre que sempre me inspira, veio este exercício simples e precioso, que dedico a todas as mentes inquietas...E não são poucas! Já experimentei algumas vezes.

Sente-se confortavelmente numa cadeira ou no chão (pode encostar na parede pra ficar com a coluna bem ereta), faça um ciclo de dez respirações profundas, inspirando e exalando pelas narinas. Sinta na inspiração a expansão do alto do abdômen, costelas e peito, e exale lentamente esvaziando todo o ar de seus pulmões e relaxando todo o corpo.

De olhos fechados..."concentre sua mente interiormente no ponto entre as sobrancelhas, no ilimitado lago de paz. Sinta um eterno círculo de paz ondulante à sua volta. Quanto mais você observar atentamente, mais sentirá as ondulações de paz se expandindo das sobrancelhas para a testa, da testa para o coração e do coração para cada célula do seu corpo. Agora as águas de paz transbordam as margens do seu corpo e inundam o vasto território da sua mente. A torrente de paz flui além dos limites da sua mente e se move em infinitas direções.

Paramahansa Yogananda, "Meditações Metafísicas"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você.



As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução.

Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças...

Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Yoga e Meditação no Parque Lage 2015

Que tal se organizar para vivenciar uma manhã junto à natureza, onde experimentará o silêncio, a pausa, purificará o corpo e a mente, compartilhará, cantará, meditará...

. Leve seu tapetinho e convide os amigos! Se chover o evento será remarcado.

Data: 20 de junho, sábados, 8h30 às 10h15.

Valor de troca por encontro: 33 reais (23 reais para alunos do Espaço Akasha).

Informações: espacoakasha@gmail.com