Pular para o conteúdo principal

Liberdade...

Rabindranáth Tagore, que nas palavras de Yogananda "nenhuma concepção idealizada de um poeta poderia achar encarnação mais adequada do que este suave cantor", no poema abaixo (do livro "Autobiografia de um Iogue", p. 254) me fez refletir sobre a importância da expansão da consciência rumo à liberdade...A educação, a arte, o yoga, a dança, a capoeira, e tudo o que nos aproxime de nós mesmos reconhecendo no outro a mesma essência - leva ao Todo, à libertação.

"Onde a mente é destemida e a cabeça se mantém erguida;
onde o conhecimento é livre;
onde o mundo não foi dividido em fragmentos pelas estreitas [paredes domésticas;
onde as palavras brotam das profundezas da verdade;
onde o esforço infatigável estende seus braços para a perfeição;
onde o límpido regato da razão não se embrenhou, perdido, nas [sombrias areias desérticas da rotina estagnada;
onde o espírito, guiado por Ti, avança rumo ao pensamento e à [ação sempre mais amplos;
dentro desse firmamento de liberdade, meu Pai, permite que minha [pátria desperte!"

Rabindranáth Tagore

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

O Silêncio...

Conhecer o silêncio
Permanecer no silêncio
Cultivar o Silêncio
Honrar o silêncio
Respeitar o silêncio
Celebrar o silêncio
O silêncio é você.
...
No silêncio, transformações profundas acontecem.

Hari OM!