Pular para o conteúdo principal

Ásana, pranayama e concentração: força, energia e consciência

Divulgando...

Sinopse do curso:
Ásana é um método de disciplina física e sutil, origem indiana, que desenvolve força, alongamento muscular e flexibilidade articular, sem estressar o corpo. No entanto, a prática dos ásanas no contexto do Yoga pode ser muito mais do que isso.
Neste curso apresentamos a prática dos yogásanas, abordando sua execução correta, respiração adequada, atitude interior, alinhamento, consciência corporal e movimento. Nesse contexto, praticar ásana significa construir um corpo novo, um corpo "transubstanciado", em que o humano torna-se consciente da sua identidade divinal.
Pranayama significa "expansão da energia vital". O termo designa os exercícios respiratórios do Yoga. O pranayama possui um efeito muito poderoso sobre a fisiologia e o sistema respiratório. Entretanto, prana não é sinônimo de ar apenas. A verdadeira finalidade do pranayama é controlar as flutuações do pensamento.
Os shastras dizem que "o ar tece o Universo", e ainda que "a respiração tece o homem". Essas afirmações adquirem uma dimensão muito importante no microcosmos humano. Não estamos feitos apenas de carne e osso. Somos consciência e energia. Prana não é ar apenas, a pesar de que essa parece ser a única acepção que se a dá à respiração yogika hoje.
Neste curso, que intercala práticas físicas, energéticas e de concentração com reflexões e estudo, você aprenderá a avaliar as mudanças e os efeitos de cada prática, bem como a construir sua própria prática pessoal. Para tanto, estudaremos e praticaremos os 10 pranayamas clássicos do Hatha, bem como as técnicas corpóreas tradicionais e contemporâneas que nos possibilitam construir uma prática segura.
Informações:2132-7222

Comentários

  1. Bastante interessante este curso Mari. Acredito no poder restaurador da Yoga.
    Fantástica a aula de ontém. Tava precisando.
    Parabéns pelo Blog.

    Namastê!

    Ps. Quando tiver um tempinho veja o meu: http://www.gibranrowingnews.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Om. Shanti, Shanti, Shanti.

Postagens mais visitadas deste blog

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Diga não aos agrotóxicos!

Diga sim apenas aos orgânicos, assim acabamos com esse assassinato em massa realizado pelos grandes produtores que não seguem nenhum dos yamas (código de conduta yóguica): ahimsa (não-violência), satya (veracidade), asteya (honestidade), arvajan (retidão), sauchan (pureza de pensamentos, emoções, ações).

Hari OM!

O Silêncio...

Conhecer o silêncio
Permanecer no silêncio
Cultivar o Silêncio
Honrar o silêncio
Respeitar o silêncio
Celebrar o silêncio
O silêncio é você.
...
No silêncio, transformações profundas acontecem.

Hari OM!