Pular para o conteúdo principal

Pedalando e dirigindo consciente...



Como dizia Paulo Freire, construtor de uma Educação Transformadora, "é necessário não só conhecer o mundo, é preciso transformá-lo". Conhecer para Freire não é um ato passivo do homem frente ao mundo, é antes de tudo conscientização.

O 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carros. Ao redor do mundo, multiplicam-se ações pela construção de cidades mais humanas e de um mundo mais sustentável e menos violento, com ações anti-consumo, anti-carro, anti-guerra, anti-globalização corporativa, em favor da criatividade, dos meios de transporte sustentáveis, da convivência no espaço habitado e da valorização da diversidade cultural e econômica.

O uso de bicicleta como veículo de transporte está contagiando cada vez mais os cariocas. Ao sair todos os dias com a minha bicicleta, observo que a cada dia mais pessoas estão com as suas na rua, seja passeando, indo pro trabalho, levando filhos na escola...Uma opção bem econômica, visto que pra ir e voltar de qualquer lugar próximo são R$ 4,20, no mínimo! É lógico que é uma visão da Zona Sul do Rio, onde moro e tem até ciclovia. Acho importante que as pessoas tenham essa consciência (mesmo que nasça de uma necessidade), pois é uma bandeira a ser levantada e defendida em prol de uma cidade menos polúída, engarrafada, com pessoas mais saudáveis, etc, etc, etc.

Conheço muitas pessoas que não pedalam no dia-a-adia por medo, insegurança, já que existem provas concretas de que muitos motoritas, sem generalizar, bastante influenciados pela mídia que vende as megas indústrias de autos, não têm a menor preocupação com o outro, só pensam em sentar-se ao volante e chegar rápido ao seu destino. Cada vez mais poderosos e distantes deles mesmos, uma pena! Ontem mesmo o sinal fechou e eu lentamente ia dando as primeiras pedaladas...Passou um carrão com uma mulher jovem e bonita dentro e disparou avançando o sinal na minha frente. Que sustão! Numa dessas dá vontade de desistir e amarelar...Haja Virabhadrasana (postura do guerreiro)!

Quem quiser saber mais a respeito do que está rolando, acesse o site do Rodas da Paz . Eles têm uma campanha bem legal (vide imagem).

Namaskar!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com ...

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

RETIRO DE YOGA CARNAVAL 2018 EM PARATY, COM MARIANA SOARES, ESPAÇO AKASHA

Reserve sua participação no Retiro de Yoga no Carnaval 2018, com Mariana Soares, na pousada Dharma-Shala, Paraty. Venha celebrar os 10 anos desses Retiros de Yoga com a professora Mariana Soares no Carnaval 2018, na pousada Dharma-Shala, de 09 a 14 de fevereiro estaremos juntos vibrando alto, alegria, vitalidade, calma, presença, conexão e muita UNIÃO!! Clique aqui no formulário e encontre todas as informações. Reserve logo sua vaga pois está tendo muita procura. Qualquer dúvida faça contato pelo WhatsApp 21 98221-3933. Observação: crianças são bem vindas!! Om. Paz, paz, paz. Namaste.