Pular para o conteúdo principal

Pedalando e dirigindo consciente...



Como dizia Paulo Freire, construtor de uma Educação Transformadora, "é necessário não só conhecer o mundo, é preciso transformá-lo". Conhecer para Freire não é um ato passivo do homem frente ao mundo, é antes de tudo conscientização.

O 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carros. Ao redor do mundo, multiplicam-se ações pela construção de cidades mais humanas e de um mundo mais sustentável e menos violento, com ações anti-consumo, anti-carro, anti-guerra, anti-globalização corporativa, em favor da criatividade, dos meios de transporte sustentáveis, da convivência no espaço habitado e da valorização da diversidade cultural e econômica.

O uso de bicicleta como veículo de transporte está contagiando cada vez mais os cariocas. Ao sair todos os dias com a minha bicicleta, observo que a cada dia mais pessoas estão com as suas na rua, seja passeando, indo pro trabalho, levando filhos na escola...Uma opção bem econômica, visto que pra ir e voltar de qualquer lugar próximo são R$ 4,20, no mínimo! É lógico que é uma visão da Zona Sul do Rio, onde moro e tem até ciclovia. Acho importante que as pessoas tenham essa consciência (mesmo que nasça de uma necessidade), pois é uma bandeira a ser levantada e defendida em prol de uma cidade menos polúída, engarrafada, com pessoas mais saudáveis, etc, etc, etc.

Conheço muitas pessoas que não pedalam no dia-a-adia por medo, insegurança, já que existem provas concretas de que muitos motoritas, sem generalizar, bastante influenciados pela mídia que vende as megas indústrias de autos, não têm a menor preocupação com o outro, só pensam em sentar-se ao volante e chegar rápido ao seu destino. Cada vez mais poderosos e distantes deles mesmos, uma pena! Ontem mesmo o sinal fechou e eu lentamente ia dando as primeiras pedaladas...Passou um carrão com uma mulher jovem e bonita dentro e disparou avançando o sinal na minha frente. Que sustão! Numa dessas dá vontade de desistir e amarelar...Haja Virabhadrasana (postura do guerreiro)!

Quem quiser saber mais a respeito do que está rolando, acesse o site do Rodas da Paz . Eles têm uma campanha bem legal (vide imagem).

Namaskar!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você.



As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução.

Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças...

Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

INSPIRAÇÃO...

O mestre iogue B. K. S. Iyengar diz que a prática de pranayama retira as nuvens que encobrem a consciência, clareia a visão e nos ilumina para que possamos enxergar as coisas como elas realmente são - e assim estarmos mais preparados para fazer as escolhas certas.

Mais do que aprender diversos exercícios respiratórios (pranayamas), com as retenções, narinas alternadas, despertar do agni (fogo do manipura chakra), é importante focarmos a prática na respiração profunda e lenta. Perceber os pontos de tensão do corpo que impedem o inspirar e exalar com qualidade. É identificar a presença de emoções e pensamentos (memórias) que nos aprisionam, provocam medo, contração, e até mesmo rigidez, pois elas impedem o livre fluir de prana - energia orgânica - no corpo através dos nadis (condutos sutis para a filosofia/ciência do Yoga).

A respiração é uma entidade, algo de dentro pra fora, uma conexão entre ser e mente, ser e corpo, ser e coração (alma). Quando inspiramos, é de dentro que vem a inten…

Yoga e Meditação no Parque Lage 2015

Que tal se organizar para vivenciar uma manhã junto à natureza, onde experimentará o silêncio, a pausa, purificará o corpo e a mente, compartilhará, cantará, meditará...

. Leve seu tapetinho e convide os amigos! Se chover o evento será remarcado.

Data: 20 de junho, sábados, 8h30 às 10h15.

Valor de troca por encontro: 33 reais (23 reais para alunos do Espaço Akasha).

Informações: espacoakasha@gmail.com