"Tornar-se espiritual não é uma questão de aprender técnicas, cânticos ou rituais. Crescimento espiritual significa manter o equilíbrio. Com equilíbrio ganhamos perspectiva, nos mantemos dentro da realidade e aprendemos a evitar extremos. Extremos segregam e separam. No equilíbrio há reconciliação, mesmo com aquelas coisas que parecem ser opostas."
Hoje dando aula trabalhei equilíbrio e percebi o quanto é desafiador para quase todos os alunos uma postura como vrikshasana (da árvore). Lembrei de uma frase que o Paulo Murilo repetiu muitas vezes em suas aulas: "Yoga não é ficar de cabeça para baixo, é ficar de pé sobre os próprios pés." Aparentemente bem simples, mas na prática nem tanto. Numa postura básica como Tadasana (postura da montanha) é preciso fundamento, alinhamento com o centro (umbigo), expansão (centro do peito, clavículas...), alongamento da coluna, relaxamento de ombros (encaixe das escápulas), ação e relaxamento num mesmo corpo, foco e respiração consciente, estado de presença...E mas tantas outras ações que não citei (se você lembrar poste aqui!). Fácil?!
Tem alunos que conseguem ficar numa postura invertida bem mais facilmente do que numa de pé...Uma reflexão que tenho feito e gostaria de compartilhar...Era isso!
Psiu: Esta imagem me fez viajar fundo!! Ela é de um artista que deve ser praticante de yoga, para conhecer seu trabalho clique aqui
Hari Om!
Mari
Comentários
Postar um comentário
Om. Shanti, Shanti, Shanti.