Pular para o conteúdo principal

Lua Nova de Libra

A Lua Nova anunciou sua chegada hoje, 29 de setembro, às 5h13.

Por José Maria Gomes

O Sol e a Lua se encontram no fulcro da balança. Uma nova Lua se apresenta para todos nós. É o tempo lancetar sementes em busca do ponto de equilíbrio nas relações humanas, entre o "eu" e o "outro": o "nós". Quantos nós nos impedem de viver esse encontro! Entre eles, os limites do próprio ego.

Aprender a conjugar o nós é uma arte, a arte do eu com outro, eu com outro - encontro: a arte da composição. Mesmo a mais dura pedra, como o Monte Cristal, na serra do Caparaó, é capaz de compor, em sua elevação, com variadas espécies de vegetação. Porque nós, seres humanos, temos tantas dificuldades de conviver com as diferenças? Seja por cor da pele, se é marrom ou cor de rosa, seja por diferentes credos sob um mesmo Deus, ou pelo gênero masculino e feminino, ou ainda por idade, por classe social, encontramos toda variedade de motivos para divergirmos, dissociarmos e nos enquistarmos na verdade própria.

E da intransigência não arredamos pé, como se apenas houvesse um único ponto de vista sobre os fatos. É preciso transigir. Deriva daí o símbolo da balança. Pesar nos dois pratos as diferenças para compor o que vale a pena ser conjugado pelo nós. O nós é a terceira força que se constrói ao longo dos anos, em uma relação. Acordos, desacordos, de muitos tratos e contratos, alguns tácitos, outros explícitos, nasce uma resultante, e ao mesmo tempo uma consonante que agrega, integra as diferenças e promove a união. Nem eu, nem o outro: nós! Caso contrário é inevitável a separação, a falência do "nós". Ou se desfazem os nós ou se desfaz a relação. O nó que amordaça - amor-daça o próprio ego, o amor fica aprisionado, enquistado, é o mesmo que impermeabiliza, isola, impede a troca, e paradoxalmente expõe o que procurava ocultar, a própria limitação: reconhecemos o outro não pelo que afirma, pelo que diz, mas pelo que não é capaz de assimilar, ou perceber, e interagir.

O "nós" cresce como a semente de uma árvore, plantada em terra fecunda, mas que precisa ser regada no dia a dia. É a terceira força, quase sempre invisível, que nos tira do impasse das divergências, da anulação da individualidade dentro de uma relação, e aponta na direção de saídas consensuais para os impasses, sem julgamento, sem condenação. A terceira força é a ação misteriosa que nos move em direção à descoberta de nós mesmos, que acende o fogo, liga a luz, traz o filho, faz a roda girar, nos liberta da polaridade e das tensões naturais entre o "eu" e o "outro".

"Em primeiro lugar, quando a jornada começa, também inicia-se uma experiência maravilhosa com um Outro misterioso.

Em segundo lugar, enquanto progredimos pelo caminho, haverá sempre um esforço de união ao Outro misterioso.

Em terceiro lugar, no ponto de realização, compreendemos que nunca existiu o Outro.” (padre Thomas Keating)

O nós que liberta é o nós que confia, e como fio da meada revela a trama das fiandeiras do destino, estabelecendo novas ligas nas relações.

Experimente, a partir dessa nova Lua de Libra, conjugar mais o nós, usar a primeira pessoa do plural. Vamos à festa? Vamos ao cinema? Ao invés de: - Você quer ir à festa? Você quer ir ao cinema? Quando usamos a primeira pessoa do plural estamos nos inserindo de coração na intenção da própria proposição, sem reservas, sem estratégias, sem nos colocar numa posição reativa, ou gerar oposições. Já explicitamos nosso real desejo de fazer junto, de fazer parte, de participação.

Leia mais em www.oficinadeastrologia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com