Pular para o conteúdo principal

CINE GAIA - JARDIM BOTÂNICO

Imagem do documentário norueguês "Campos de Deméter".

Serão exibidos 47 filmes de 19 países dos 5 continentes, com diferentes abordagens da temática ambiental, distribuídos ao longo dos 10 dias de evento, de 31/10 a 09/11. O ponto em comum a todos eles: mostram a relação entre homem e natureza, um equilíbrio frágil e fonte de preocupações para a geração atual e as que virão.

Para a Mostra Competitiva, foram selecionadas 39 produções que serão apresentadas duas vezes durante o festival, com uma projeção no Jardim Botânico e outra no Centro Cultural dos Correios. Em cada sessão, o público receberá uma cédula de voto para avaliar os filmes assistidos. Filmes de denúncia, como "O Mundo Segundo Monsanto", de esperança (A Via Orgânica) ou ceticismo (Godofredo), ou ainda de poesia (Sakura) e animação (Bartô), todos juntos montam um quadro colorido do planeta.

Dentre os filmes inscritos, 7 foram selecionados para a mostra Hors Concours. São filmes relevantes que não se encaixaram no perfil competitivo. É o caso das séries austríacas "Europa: uma História Natural" e "Engenharia da Natureza", que cumprem um papel importante de educação ambiental. Há também homenagens a personagens como José Lutzenberger, um dos primeiros ativistas ambientais do Brasil, e "Folha Seca", um dedicado jardineiro do Jardim Botânico. O diretor Octávio Bezerra estará presente na projeção de seu "A Dívida da Vida", de 1993, e o acidente do Césio em Goiânia é lembrado em "O Pesadelo é Azul".

Há ainda programação especialmente montada para crianças e jovens, além de duas sessões especiais com audiodescrição para deficientes visuais. E ainda discussões, palestras, exposição de fotos, atividades paralelas enriquecendo a experiência do Cine Gaia.

Uma comemoração e tanto do Bicentenário do Jardim Botânico! E um presente para a cidade do Rio de Janeiro. Entrada franca em todas as atividades.

Clique aqui e confira a programação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAPEGO...

“Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia. Desapego é um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados." BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009

Yoga no Humaitá, Espaço Akasha

Estamos aguardando você para uma aula experimental de Yoga, essa prática completa que te ajuda a despertar o melhor em você. As práticas do Yoga são especialmente indicadas para nos tornarmos conscientes daquilo que nos afasta da presença, do que realmente importa, das crenças e padrões que sabotam nossa evolução. Aulas de Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Pranayama e Meditação, Yoga Restaurativo, Yoga para Crianças... Yogue-se! Experimente na pratica e viva plenamente! Informações: WhatsApp (21) 98221-3933 #yoguese #yoganohumaitá #espaçoakasha #hathayoga #vinyasayoga #yogainiciantes #ayurveda #vedanta #filosofiadevida #filosofianaprática #vempraticar #namaste #humaitá #riodejaneiro

Transformando os sentimentos

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos é reconhecer cada sentimento no instante em que surge. O meio para isso é a plena consciência. No caso do medo, por exemplo, você recorre à plena consciência, olha para o medo e o reconhece como medo. Você sabe que o medo brotou de você mesmo e que a plena consciência também brotou de você mesmo. Os dois estão em você, não em luta, mas um cuidando do outro. O segundo passo consiste em se tornar uno como sentimento. Melhor não dizer, "vá embora, Medo. Não gosto de você. Você não é eu." Muito mais eficaz é dizer, "oi, Medo. Como é que você está hoje?" Em seguida, você pode estimular esses seus dois aspectos, a plena consciência e o medo, a se cumprimentarem como amigos e a se unirem. Isso pode parecer assustador, mas, como você já sabe que você é mais do que seu medo, não é preciso se amedrontar. Desde que sua mente esteja alerta, ela fará companhia ao seu medo. A prática fundamental é nutrir a plena consciência com